O curso é especifico para quem tem conhecimento básico em violão e deseja aprimorar - se. Ao concluir o curso você vai aprender a: Tocar de ouvido, identificando a harmonia ouvindo diretamente a música, conseguindo acompanhar e rearmonizar uma música já pronta.
Para soar de forma agradável, a harmonia deve ser formada por sequência de acordes que combinam entre si. Para rolar essa combinação, os acordes geralmente estão dentro de um mesmo tom. E o tom, por sua vez, vem de uma escala. Essa conversa sobre tons e escalas musicais, no entanto, a gente vai ter num próximo post.
Harmonia Musical. No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia. Como já comentamos nesse artigo, a harmonia é um dos 3 pilares fundamentais da música.
Harmonia em bloco é o uso da melodia através das notas de ponta dos acordes. Notas de ponta são as notas mais agudas dos acordes. Ele é responsável pela melodia, enquanto as notas mais graves se encarregam da harmonia e dos baixos.
Para que você inicie seus estudos em harmonia é necessário que já domine ao menos o básico de teoria musical. Sem esse requisito você não conseguirá evoluir. É importante que você já conheça elementos como escalas, intervalos, formação de acordes e campo harmônico.
melodia: é a combinação de sons sucessivos, dados um após os outros, ou seja, é a parte musicada sem letra, somente tokando-se as notas. ... harmonia: é a arte de criar e relacionar os acordes (qualquer combinação de duas ou mais notas musicais, que soam simultâneamente.
Muitas pessoas confundem esses dois termos, mas a diferença entre eles é muito simples. A harmonia, é a parte da música que produz vários sons ao mesmo tempo, como um acorde por exemplo. Já a melodia são as notas cantadas sucessivamente (uma após a outra).
Música antiga é a definição comum dada à música produzida na Europa da Idade Média até o Renascimento, por vezes abrangendo também parte do período Barroco. Música contemporânea é a música feita após o movimento impressionista e os vários nacionalismos.
Em música, uma figura é um fragmento ou uma sucessão recorrente de notas que pode ser utilizado para construir o acompanhamento. ... forte e melódica." Uma figura pode ser uma altura melódica e/ou rítmica (duração).
Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.
adjetivo Que deixou de possuir um ou mais sons ou sílabas intermédias, localizadas no meio da palavra: são é forma sincopada de santo. [Gramática] Em que há síncope (extinção de fonema). [Música] Com síncopes; cujo som está intensamente marcado, prolongando-se até a parte forte que se segue.
Em música, síncope (ou síncopa) é uma figura rítmica caracterizada pela execução de som em um tempo fraco, ou parte fraca de tempo que se prolonga até o tempo forte, ou parte forte seguinte de tempo, criando um deslocamento da acentuação rítmica. ... A duração restante do tempo constitui a parte fraca.
O gênero da bossa-nova é um excelente exemplo de compasso binário, embora também possua algumas canções em compasso ternário. Observe o ostinato presente no violão de João Gilberto que dá ênfase ao compasso binário em Insensatez de Tom e Vinícius.
Compasso binário Célula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. ... Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2. Alguns exemplos de binário composto são 6/4 6/8.
O compasso 4/4 é classificado como quaternário simples por ele ter quatro tempos que podem ser divididos, cada um, em duas notas.