A mucosa intestinal, incluindo as criptas de Liebekuhn, é revestida por um epitélio simples cilíndrico contendo quatro tipos celulares principais: (1) células absortivas ou enterócitos, (2) células caliciformes, (3) células de Paneth e (4) células enteroendócrinas.
Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira.
É uma cicatriz elevada decorrente de uma resposta exagerada da pele a uma intervenção cirúrgica ou ferimento, cicatriz essa que não ultrapassa os limites ou a extensão da incisão ou ferimento inicial.
Tratamento com laser: são 3 os tipos de laser utilizados para o tratamento das cicatrizes hipertróficas: o laser de laser pulsado de contraste (PDL), o laser fracionado ablativo, e o laser fracionado não ablativo. Entre eles, os mais usados são o Dye Laser, ou Laser KTP.
As cicatrizes podem apresentar alterações de sensibilidade devido ao corte dos nervos para a pele e ao processo de cicatrização. No período inicial pode haver coceira, mas geralmente ela cessa após 6-9meses.
Sim é normal, quando está cicatrizando dá coceira, fica tranquilo! Pode acontecer durante o processo natural de cicatrização.