Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Diferente das proteínas e carboidratos, a definição de lipídeos não é de acordo com sua estrutura, mas sim com a solubilidade. A definição mais usada é: lipídeos são compostos com baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos apolares.
O fígado é o principal sintetizador de lipídios endógenos. Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. ... Os lipídios são emulsificados pela ação dos sais biliares, formando micelas mistas de triacilgliceróis, que sofrem a digestão pela ação da lipase pancreática, liberando ácidos graxos.
Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.
Atuam como reserva energética de diversos organismos, são componentes estruturais das membranas celulares, agem como isolante térmico e elétrico também podem ser apresentar função hormonal. A vantagem de armazenar energia em moléculas Lipídicas, deve-se ao maior acúmulo de energia calórica nesses compostos.
Seu corpo tem 6 tipos de gordura: conheça cada uma delas