A lambedura pode ser um ato reflexo de defesa. A princípio, o que parece é que seu animal deve ter tido contato com algum produto irritante como produtos para limpezas da casa ou canil, dentre outros, causando o que nós chamamos de dermatite de contato alérgica e irritativa.
Lesões dermatológicas no saco escrotal podem ser decorrentes de uma dermatite alérgica de contato, doenças infecciosas como a Brucelose, a Ehrlichiose (doença do carrapato) e Leishmaniose (calazar), doenças estas que podem ocasionar edema testicular e dermatite na bolsa escrotal.
Feito o diagnóstico, o tratamento da dermatite por lambedura é definido conforme a causa do problema. Os cuidados podem envolver o uso de anti-inflamatório e antibiótico para dermatite canina. Além de antifúngico e mudanças no estilo de vida do cachorro.
O alecrim é um excelente tônico natural para a pele, possui propriedades anti-inflamatórias, antisépticas e dermoprotetoras, por isso se popularizou como um dos remédios caseiros mais eficazes para tratar a dermatite em cachorros e em humanos.
Os componentes presentes nele que ajudam a evitar o ressecamento das patas são, principalmente, o D-pantenol, aloe vera e óleo de calêndula. Além deles, outros ingredientes naturais podem ajudar a manter o efeito de hidratação na pata de cachorro ressecada.
A maioria dos tutores acha que os cães estão só demonstrando carinho, mas nem sempre é essa a verdade. Lamber seu dono é uma forma dos cachorros demonstrarem seu amor, com um pouco de interesse. A pele humana tem um sabor levemente salgado, sabor apreciado pelos cães.
Quando um cachorro lambe em excesso, pode ser que não seja uma demonstração de afeto. Essas lambidas também podem ter como pano de fundo a ansiedade. Mas o que lamber tem a ver com a ansiedade? A resposta é bastante simples, eles fazem isso porque, desse modo, aplacam ou acalmam sua ansiedade.
Ao serem domesticados, os cães levaram esse comportamento de lamber para demonstrar quem são as pessoas queridas para ele. Por isso, se o cachorro distribui lambeijos em todos os membros da família, inclusive em outros pets, ele está demonstrando todo o amor que sente.
Ao nascer, filhotes de cachorro lambem a boca da mãe como forma de pedir comida. Um cachorro ansioso pode adquirir o hábito de lamber as patas compulsivamente para aliviar o estresse. Isso sem contar o fato de que as lambidas também são uma forma que os cães têm de explorar o mundo, ao sentir o gosto das coisas.
Uma das principais razões pelas quais um cachorro lambe os pés de uma pessoa é para indicar submissão ao seu dono. Mais importante, indica a sua felicidade nesse papel. Esta pode ser uma maneira de dizer que gostam de si e querem a sua atenção e aprovação.
Quando um cão cheira as partes íntimas de uma pessoa é porque quer saber algo mais sobre nós. E ele coloca o focinho nas partes íntimas porque as glândulas sudoríparas do homem não estão em todo o corpo, mas sim nas axilas e na virilha, então o instinto é ir direto para essa região anatômica.
De forma instintiva o fato de dormir aos seus pés, para eles, é uma demonstração de proteção mutua. Ele sente que está cuidando dele e ao mesmo tempo que ele está cuidando de você, como se fossem uma equipe de batalha. Esta é uma tendência muito comum nos cachorros e totalmente normal.
Até os seis meses, o cérebro do cachorro é muito receptivo. Então, as experiências sociais que ele tem podem influenciar pelo resto de suas vidas. A pessoa que mais tirar um tempo para brincar com o cachorrinho nesse período e que lhe oferecer alimento, ou seja, experiências positivas, certamente será o escolhido.
Quando um cachorro cheira as partes íntimas de uma pessoa é porque ele quer saber algo mais sobre nós. E ele coloca o focinho nas partes íntimas porque as glândulas sudoríparas do homem não estão em todo o corpo, mas sim nas axilas e na virilha, então o instinto é ir direto para lá.