O termo taquifilaxia (do grego: proteção rápida) implica em uma diminuição consideravelmente rápida na resposta, enquanto que tolerância é geralmente empregada para descrever uma diminuição mais gradual na eficiência da droga adicionada repetitivamente durante um período de tempo mais longo.
Além de se restringir o uso do remédio que causa a alergia, outro procedimento vem dando bons resultados: é a dessensibilização, que consiste na administração gradativa de doses crescentes de medicamento em paciente reconhecidamente alérgico, até atingir a dose plena indicada para o tratamento.
Se o fármaco chega no receptor e provoca o máximo de resposta da capacidade do meu receptor, ele será um fármaco 100% eficaz. Mas se o fármaco chegar lá, interagir e não provocar o meu 100% de resposta, eu estarei perdendo em eficácia.
O conceito de potência está relacionado a quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito. De acordo com a imagem, o fármaco A é considerado o mais potente, já que atinge a mesmo efeito que os outros em uma concentração menor.
Farmacogenética diz respeito às variações na resposta a fármacos decorrentes da constituição genética. A atividade das enzimas metabolizadoras de fármacos, em geral, varia muito entre indivíduos sadios, tornando o metabolismo amplamente variável. Os índices de eliminação variam até 40 vezes.
Efeito terapêutico É o que se busca ao ingerir determinado medicamento. Ou seja, os benefícios que o fármaco causa em nosso organismo. Por exemplo, o alívio de dores, relaxamento, cura de infecções, entre outros.
O termo relacionado janela terapêutica se refere à faixa de valores de doses que otimizam o equilíbrio entre a eficácia e a toxicidade do medicamento, de forma a atingir o melhor efeito terapêutico sem levar a efeitos colaterais ou toxicidade consideradas inaceitáveis.
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
Princípio Ativo: É a substância do medicamento que desempenha a ação esperada para o tratamento. Forma Farmacêutica: É a forma física de apresentação do medicamento. Ex: comprimido, solução, suspensão, emulsão, xarope, supositório, creme, pomada, etc.
As principais vantagens são a facilidade na execução da preparação, o baixo custo, melhor estabilidade físico-química, além da facilidade na administração, a precisão na dosagem.
O sistema de distribuição por dose unitária apresenta como principais vantagens a maior segurança para o médico em relação ao cumprimento de suas prescrições; participação efetiva do farmacêutico na definição da terapêutica medicamentosa e a redução da incidência de erros de administração de medicamentos, além do ...