Sentimento vil que corroe por dentro toda carne que se expõe, mostra a dor, pois o desejo se refere sempre àquilo que não temos.
O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). ... Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formar profetas. O primeiro lugar do acampamento Israelita após a travessia do Rio Jordão .
A vida nas cidades coloniais brasileiras era bem diferente do que estamos atualmente habituados. ... Além de escassas, tais cidades não tinham uma integração eficiente, o que impedia com que um grande número de pessoas e mercadorias circulasse de forma eficaz. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em virtude da inexistência de escolas e univer- sidades no Brasil colonial, médicos (também conhecidos por físicos) e cirurgiões com forma- ção acadêmica, forçosamente vinham do estran- geiro. A maioria era de origem portuguesa, mas espanhóis, franceses e holandeses deixaram sua marca durante os primórdios da colônia.
Além de trabalharem incansavelmente na difusão da fé cristã, os je- suítas também foram uma grande âncora da saúde na colônia, atestada pela vastíssima documentação das correspondências que mantiveram com seus irmãos em Portugal e no Brasil.
O cargo de cirurgião-mor do Reino, Estados e domínios ultramarinos foi estabelecido pelo decreto de 7 de fevereiro de 1808, durante a estada da corte portuguesa na Bahia, tendo sido nomeado o médico brasileiro José Correia Picanço, cirurgião da Casa Real e deputado da Real Junta do Protomedicato.