Fator de risco, em se tratando de saúde, é qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, a exemplo dos múltiplos fatores causais das doenças cardiovasculares.
Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
15 fatores que ignoramos e afetam a nossa saúde
A análise desses elementos considera fatores como alimentação, acesso à saúde, emprego, saneamento básico, educação, transporte, bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos.
Abaixo, você confere as mais graves iniciativas, ações ou rotinas que impactam sua qualidade de vida e que precisam ser suprimidas imediatamente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.
Um médico patologista precisa, além da graduação em medicina, da residência na área de especialização, que dura no mínimo três anos. Os treinamentos durante o período incluirão patologia cirúrgica, autópsia e citopatologia.
A carga horária do curso é de 1200 horas, com aulas teóricas e práticas em laboratórios de microbiologia, de bioquímica, unidade de análises clínicas e de informática. Durante a formação, vários temas podem ser abordados, tais como: biologia molecular, hematologia, imunologia, parasitologia, química e fisiologia.
Para se tornar médico é preciso estudar bastante e dedicar um bom tempo da sua vida a esta formação. A duração mínima do curso de Medicina é de 6 anos. Se você quiser seguir uma especialização, deve somar pelo menos 2 anos a esta conta.