Publicado em - 12:47 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília. O Brasil tem mais de 773 mil presos em unidades prisionais e nas carceragens das delegacias.
De acordo com o relatório do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, as pessoas que estão hoje encarceradas no Brasil, em geral, apresentam um perfil: eles cometeram crimes mais visíveis e/ou mais violentos e passaram pelos filtros do sistema de justiça criminal.
No estado do Rio de Janeiro, tem-se uma população confinada de aproximadamente 17.
Uma morte por coronavírus foi registrada no antigo Complexo de Bangu, conhecido agora como Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro. No local, que reúne 25 presídios, estão detidos mais de 50% dos, aproximadamente, 50 mil detentos de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), as visitas virtuais vão ocorrer aos sábados e domingos, das 8h às 16h, e podem ser feitas nos 178 presídios do estado de SP.
O modo de envio dos produtos do jumbo é bastante parecido com a carta, ou seja, deve ser feito por correio e direcionada a pessoa presa com os dados de NOME, N. MATRÍCULA, e RAIO, além do endereço da unidade prisional. MAS ATENÇÃO! Não é qualquer pessoa que pode enviar o jumbo.