substantivo masculino Quem cria animais aquáticos ou se dedica ao cultivo de plantas aquáticas. Indivíduo que pratica aquicultura com fins comerciais (compra e venda), construindo um ambiente próprio para a criação de peixes, mariscos ou para o cultivo de produtos naturais.
Você já sabe, por exemplo, que aquicultura quer dizer a criação de organismos que vivem em ambientes aquáticos. ... Piscicultura - criação de peixes; Ranicultura - criação de rãs; Quelonicultura - criação de quelônios (como tartarugas);
Como a atividade demanda muito dos recursos naturais como água, energia e solo, é necessário que se faça a devida gestão e racionalização deles. Com isso, a aquicultura sustentável significa produzir de forma lucrativa, com conservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento social.
A aquicultura marinha responde por apenas 16% da produção total, sendo composta pela carcinicultura (12%) e pela produção de ostras, vieiras e mexilhões (4%).
A atividade produtiva se divide em diferentes modalidades: piscicultura (criação de peixes); carcinicultura (criação de camarões); ranicultura (criação de rãs); malacocultura (criação de moluscos, ostras e mexilhões); algicultura (cultivo de algas) e outras espécies com menor apelo comercial, tais como a quelonicultura ...
Praticada em todos os estados brasileiros, a aqüicultura abrange principalmente as seguintes criações: de peixes (piscicultura); camarões (carcinicultura); rãs (ranicultura) e moluscos: ostras e mexilhões (malacocultura).
Assim como em qualquer empresa, deve-se compreender o mercado, o negócio, as necessidades do seu público e fazer um bom planejamento. Um bom projeto de aquicultura envolve escolher um local adequado, com disponibilidade de água e solo apropriados para as espécies que serão produzidas.
Sem um local adequado, qualquer projeto de piscicultura pode fracassar antes mesmo do início da produção. ... A qualidade, volume e a disponibilidade de água durante todo o ano, a qualidade do solo e a topografia do terreno são, em geral, as características mais importantes de uma boa área para projetos de piscicultura.
Para o sucesso na criação de tilápias em tanques-rede, a escolha de uma área adequada é fundamental. Um local com boas característi- cas permite minimizar os custos de produção, garantir o bom desen- volvimento dos peixes, bem como maior facilidade no escoamento da produção e na compra de insumos.
A produção de peixes em gaiolas e tanques-rede consiste na criação de cardumes geralmente da mesma espécie, dentro de um volume delimitado de água com redes de malhas permitindo a livre circulação da água. Este método de criação de peixes nasceu e desenvolveu-se no Extremo-Oriente, onde é ainda tradicional.
O processo de criação de peixes é chamado de manejo, que é o conjunto de práticas e técnicas para o cultivo. Entre as etapas de manejo estão: a preparação dos viveiros, o processo de calagem e a adubação dos viveiros.
Uma forma de proteger os tanques contra invasão de pessoas e, ou, de animais predadores é por meio do isolamento da área, utilizando-se cerca elétrica.
“Uma das espécies de peixe mais lucrativas da piscicultura nacional é a tilápia. ... Antes de iniciar uma aquicultura, é indispensável solicitar a licença ambiental, junto ao órgão ambiental competente, no estado onde o empreendedor realizará as atividades como aquicultor.
Estão dispensadas de licenciamento as barragens cuja área da represa seja menor ou igual a 1 hectare e o volume armazenado seja menor ou igual a 10 mil metros cúbicos de acumulação de água. ... Tipo III: área inundada maior que 15 hectares e menor ou igual a 30 hectares; Tipo IV: área inundada maior que 30 hectares.
Os melhores solos não podem ser argilosos, caso contrário o excesso de argila facilita o processo de rachadura quando ele estiver seco. O solo ideal para piscicultura possui em média 38% de argila, não mais que isso. O ideal também é que o terreno seja levemente inclinado, com um declive máximo de 2% a 5%.
Regularização de uma criação de peixes ornamentais Para regularizar o seu negócio, é preciso fazer abertura de firma e registro em cartório e órgãos competentes para fazer a venda para lojas de animais ou mesmo clientes empresariais que exijam nota fiscal e CNPJ.