Raspado de Pele: Incluir crostas e a escarificação da pele. Utilizar lâmina de bisturi estéril. Após a coleta descarregue o material colhido em uma lâmina de vidro, que deve ser acoplada a outra lâmina de vidro de mesmo tamanho, lacrando todas as bordas da lâmina com esparadrapo ou enrolando as lâminas em filme de PVC.
O exame é feito no consultório do dermatologista e ocorre em duas etapas: Anamnese, em que o médico fará perguntas sobre a lesão, como quando começou, quando surgiu o primeiro sintoma, como é o sintoma (se coça, dói ou queima), se a lesão se espalhou para outra parte do corpo e se a lesão evoluiu.
O raspado de pele é um dos primeiros exames a ser realizado na presença de lesões cutâneas, ele é últil para os diagnósiticos das sarna demodécica, sarcóptica, notoédrica e otodécica, e algumas micoses (sabendo que este exame não possibilita a identificação de gênero ou espécie no caso de fungos).
Curetagem: raspagem realizada por meio de uma cureta que retira vários e pequenos fragmentos de pele. Cicatriza muito rapidamente, sem necessidade de sutura. Não permite, entretanto, a remoção de partes mais profundas da pele.
Assim, a biópsia de pele serve para diagnosticar cistos com características cancerosas, infecções e doenças inflamatórias da pele, como dermatite e eczema, por exemplo, além de ser útil também no diagnóstico do câncer de pele.
Pode ser sangue, escarro, urina, líquido cefalorraquiano ou biópsia. Incluem exames microscópicos de preparações coradas, cultura para fungos e testes de sensibilidade a antifúngicos.
Os sinais e sintomas que podem ocorrer são tosse, dor do peito, falta de ar, suor, febre e perda de peso. Como tratar: Quando a pessoa é saudável, a infecção por esse fungo pode desaparecer sem qualquer tratamento específico.
- Necessidade constante por doces; - Ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração; - Deficiência de vitaminas e minerais; - Hipoglicemia e tonturas, entre outros.
A penicilina é um importante antibiótico produzido por fungos do gênero Penicillium. Esse medicamento é utilizado para tratar várias doenças causadas por bactérias. A penicilina é um importante e conhecido antibiótico que foi descoberto por Alexander Fleming.
Então, Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demonstraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida: a penicilina.
O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928. O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias.
Ainda que por acaso, estava criado o primeiro antibiótico da história da humanidade – a penicilina – que é para tantos cientistas uma das mais vitais descobertas da historia hu- mana. Para eles, a medicina só se tornou ciência verdadeira a partir dos antibióticos.
Há quem diga que os chineses usavam coalhada de soja para tratar de infecções. Outros usavam pão velho embolorado e até teia de aranha para tratar de ferimentos. Mas a verdade é que muitas doenças causadas por bactérias eram incuráveis.