Retirar o Kombucha com seis dias fermentando num recipiente de vidro, segundo a receita clássica. Em seguida, colocar dentro de uma garrafa PET com capacidade para 2,5 litros enchendo até o limite, de modo a evitar ao máximo a presença de ar. A tampa de rosca chega a encostar na superfície do líquido.
COMO FAZER? Em um Recipiente de Vidro com Tampa despeje até 200 ml do sua Kombucha Pronta, coloque o sabor desejado, tampe e leve à geladeira por até 12h ou temperatura ambiente por até 6h.
Se não for beber na hora, a kombucha dura na geladeira fechada por até três meses. Mas o ideal é fazer a quantidade para duas semanas, pois a fermentação não para na geladeira, somente desacelera.
Para a segunda fermentação do kombucha você precisará repartir o seu kombucha fermentado anteriormente em recipientes menores, podendo utilizar desde garrafinhas até potes de vidro de conserva, desde que sempre devidamente higienizados com água fervente.
Devemos tampar o recipiente e levá-lo para a geladeira. ... Em alguns dias você irá notar que a tampa do recipiente está estufada. É esperado que isso ocorre. Simplesmente abra e feche novamente a embalagem para que o gás se disperse de dias em dias.
Como preparar:
Uma das regras mais importantes para fazer o kombucha fermentado de maneira segura é ter atenção a limpeza de tudo o que envolverá seu preparo , todos os utensílios que forem ter contato com o chá e o scoby devem ser fervidos e limpos com álcool 70 % e você não deve esquecer de lavar bem as mãos antes de manipular seu ...
Deixe esfriar completamente, retire os saquinhos de chá, coloque o líquido num recipiente de vidro grande e de boca larga e adicione o scoby e um pouco do líquido já fermentado, cerca de 250 ml (se for sua primeira vez, peça ao doador para deixar um pouco do kombucha pronto junto com o scoby).
50 a 80 gramas de açúcar, por litro de água. 5 a 8 gramas de chá verde ou preto (Camellia Sinenses), por litro de água.
Instruções
Ela sugere ingerir a kombucha de duas formas: “Pode usar num processo detox, tomando 500 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza do organismo. E depois, para manutenção, vale beber doses pequenas, de 100 ml diariamente. E pode alternar com o Kefir, já que são bactérias diferentes”.
Não é necessário lavar o Scoby, ele não está contaminado, mas se for pela aparência, lave-os apenas com água filtrada.
Ou seja: Também chamado de o “chá do cogumelo”, o Kombuchá é rico em vitamina B e bactérias benéficas como as que vivem no seu intestino. Elas melhoram a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além fortalecer o sistema imunológico.
Os microrganismos transformam o açúcar em álcool, e o álcool em ácido acético — e por isso a kombucha tem um leve teor alcoólico. Já a personalidade frisante é natural do processo de fermentação.
Onde comprar ou conseguir o scoby O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, e no sabor tradicional ou variados de frutas e especiarias. Já o scoby, responsável pela fermentação da bebida, pode ser encontrado em sites ou fóruns na internet que oferecem de graça.
Fazer kombucha não é um bicho de 7 cabeças. O processo todo, na real, é bem simples, só exige tempo. Não o SEU tempo, e sim o tempo de as bactérias fermentarem o chá. O tempo líquido de seu trabalho será de aproximadamente meia hora, embora leve uns 10 dias até a bebida estar saborizada e pronta para o consumo.
SCOBY (comunidade simbiótica de bactérias e leveduras, tradução do inglês: symbiotic culture of bacteria and yeast) ou mãe do kombucha, como também é conhecido, é uma união de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras diferentes que vivem em simbiose e harmonia, alimentando-se do substrato (chá e açúcar) que ...
Basta colocar 90% de chá verde ou preto com açúcar e 10% de kombucha em um recipiente, vedá-lo com um tecido fino e limpo e aguardar por 30 dias. Depois desse período, deve surgir uma colônia de bactérias para você usar.
Consumir o Scoby tem o mesmo impacto que o consumo regular de Kombucha: melhoram a digestão, diminuem o açúcar no sangue e equilibram a pressão sanguínea, por exemplo. Dê pedacinhos de Scoby puros ou misturados na ração. A aparência é similar aos ossinhos de couro, só que mais mole.
A China é o provável local de surgimento da primeira kombucha, já que o chá é originário desse país, assim como muitas fermentações que conhecemos. Em documentos antigos, podemos achar menção à esse “elixir da vida longa” como um chá fermentado a partir de um cogumelo.
Os benefícios da ingestão da Kombucha são inúmeros, podendo destacar: