Segundo ele, o objetivo da campanha “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil” é conectar o consumidor com o produtor rural e ao mesmo tempo desmistificar a produção agrícola aos olhos da sociedade urbana.
A AgroBrasil – primeira Operadora de Seguro Agrícola do país – surgiu em 1998, fruto da necessidade de proteção dos fruticultores gaúchos e catarinenses frente às intempéries climáticas.
O agronegócio, também conhecido por agrobusiness, compreende as atividades econômicas ligadas à agropecuária, ao manejo de florestas para comércio e serviços (silvicultura) e ao extrativismo vegetal.
Os três setores da economia são englobados pelo agronegócio. A produção agrícola (setor primário). O processamento de produtos, além das máquinas e equipamentos da indústria (setor secundário). E também a comercialização e distribuição daquilo que foi produzido ( setor terciário).
A agricultura intensiva utiliza diversos tipos de insumos para otimizar a produção e aumentar a produtividade. Antes do plantio, o solo é corrigido e fertilizado por meio de fertilizantes químicos. ... A finalidade desse sistema e talvez a principal característica é a alta produtividade.
( ) A agricultura intensiva é uma modalidade agrícola que se caracteriza pelo pouco uso de insumos e de tecnologias. Já a agricultura extensiva utiliza bastante tecnologia e mão de obra qualificada. ( ) A agricultura extensiva utiliza técnicas rudimentares, portanto a preparação do solo é feita de maneira rudimentar.
A diferença entre o rural e o agrário encontra-se não somente nas paisagens, mas principalmente nas atividades desempenhadas. ... O rural, ou, mais precisamente, o meio rural, é um termo mais amplo que envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele envolve práticas agrárias e não agrárias.
A cadeia produtiva do agronegócio pode ser definida como todos os processos que ocorrem desde os insumos básicos até a transformação no produto final. Ou seja, envolve todas as etapas que o insumo sofre até se tornar um produto.
A visão sistêmica do agronegócio evidencia suas partes individuais, suas relações e dependências na composição do todo. Assim, permite análises mais consistentes e robustas, melhora a gestão dentro das cadeias produtivas, e destaca a importância e abrangência do setor.
O commodity system approach (CSA) desenvolvido nos Estados Unidos, na década de sessenta tinha como premissas o enfoque de uma matéria-prima especifica, estrutura de explicação com base nos conceitos de teoria sistêmica, além é claro das matérias-primas serem commodities.