A derivada de uma função y = f(x) num ponto x = x0, é igual ao valor da tangente trigonométrica do ângulo formado pela tangente geométrica à curva representativa de y=f(x), no ponto x = x0, ou seja, a derivada é o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função no ponto x0.
Regras de derivação
Se a função y=f(x) admite derivada em um ponto, dizemos que a função é derivável nesse ponto. ... Se a função y=f(x) admite derivada em todos os pontos de um intervalo, dizemos que a função é derivável nesse intervalo.
Diz-se que a função f é contínua no ponto a se e só se existir o limite de f quando x tende para a e o valor desse limite coincide com o valor da função no ponto a.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Então, pessoal, o que a gente tem que fazer aqui é lembrar que para a função ser contínua no ponto , o limite dela nesse ponto tem que ser igual ao valor da função nesse mesmo ponto, ou seja: Só que ele deu pra gente o valor da função nesse ponto!
Determine o intervalo. Por exemplo, se ela vender 5 bilhetes, então, M(5) = 5 x 5 ou 25 Reais. Se ela vender 100, então, M(100) = 5 x 100, ou R$ 500. Portanto, o intervalo da função é qualquer inteiro não-negativo que é um múltiplo de 5.