- Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Linhas curvadas, linhas quadradas, formas retangulares. Linhas quebradas, linhas coladas, formas retangulares.
O complexo arquitetural das mesquitas envolvia sobretudo a construção de um interior com decoração suntuosa, expressa nos arabescos (desenhos em formas geométricas harmônicas), e na caligrafia árabe, com trechos do Alcorão.
Note que os vitrais da Mesquita Azul têm importante função de trazer a luz natural para o ambiente. ... Este, na Mesquita Azul, significa Alá.
A representação figurativa era considerada uma má imitação de uma realidade fugaz e fictícia. Daí o emprego de formas como os arabescos, resultado da combinação de traços ornamentais com caligrafia, que desempenham duas funções: lembrar o verbo divino e alegrar a vista.
Resposta. Resposta: No início, os árabes pré-islâmicos, em termos artísticos, pouco iam além da escrita ornamental, uma vez que, nesta altura, a Arábia era habitada por tribos nómadas, não tendo, por isso, arquitetura nem escultura, já que Maomé proibira a idolatria.
- Por que na arte da azulejaria islâmica não pode utilizar imagens figurativas (reconhecíveis da natureza)? * Porque a natureza já existe, não precisam recriá-la. Porque segundo sua crença religiosa somente Deus tem direito de criar. Porque eles gostam das formas geométricas.
Resposta. Resposta: A representação figurativa era considerada uma má imitação de uma realidade fugaz e fictícia. Daí o emprego de formas como os arabescos, resultado da combinação de traços ornamentais com caligrafia, que desempenham duas funções: lembrar o verbo divino e alegrar a vista.
A representação figurativa era considerada uma má imitação de uma realidade fugaz e fictícia. Daí o emprego de formas como os arabescos, resultado da combinação de traços ornamentais com caligrafia, que desempenham duas funções: lembrar o verbo divino e alegrar a vista.
Resposta. Explicação: A azulejaria e a tapeçaria típicas da cultura árabe, por exemplo, são compostas por motivos florais e geométricos.
A palavra escrita, especialmente as inscrições do Alcorão, tinha uma importante função decorativa nas mesquitas e em seus objetos litúrgicos. No ano 622 d.C. Maomé fugiu de Meca em direção a Yathrib, a futura Medina, na denominada hégira, a partir de quando tem início a cronologia islâmica.
Grande Mesquita de Meca
O objetivo principal da mesquita é de ser o lugar onde os muçulmanos possam reunir-se para orar. Contudo, atualmente, são conhecidas em todo o mundo só pela sua importância para a comunidade muçulmana, mas também como mostras da arquitetura islâmica.
A Influência dos árabes islâmicos na civilização ocidental foi fundamental e transformadora. O islamismo deixou como legado para nossa civilização importantes avanços e descobertas em diversas áreas e algumas delas são a numeração, o invento do papel, a Matemática, a Física e Química, a Medicina, Astronomia e Alquimia.