Para promover uma educação antirracista é preciso reconhecer que o racismo existe também na escola. Isso porque ela não é um espaço imune e segmentado da sociedade — ela é constituída e construída pelas mesmas pessoas que circulam fora daquele espaço.
Considerando a Escola como o espaço na qual estereótipos, preconceitos e práticas discriminatórias são desconstruídas. Ela reúne instrumentos pedagógico que viabilizam esse propósito a partir da reflexão dos profissionais que a compõem.
Continue a leitura!
A capoeira é jogo, dança e luta e neste trabalho é utilizada na valorização da cultura afro-brasileira e no reconhecimento da diferença das crianças brancas e negras no contexto escolar. O objetivo foi contextualizar a cultura negra e ao mesmo trabalhar a construção da alteridade.
A capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e é um esporte que sofre muito preconceito pelo fato de ter sido criada por escravizados no início da história do Brasil e ter sido desenvolvida nas senzalas, ainda por muitos opressores é conhecida como, uma forma de manifestação da ...
Quanto aos toques são seis: Angola, São Bento Pequeno, São Bento Grande de Angola, Iúna, São Bento Grande da Regional e Banguela. O uniforme e a bateria do Muzenza refletem bem essa união entre o tradicional e o contemporâneo.
Páginas na categoria "Grupos de capoeira"
A luta 100% brasileira foi criada no século 17 por escravos africanos da etnia banto. Por causa da origem, ficou proibida oficialmente até 1937, embora nunca tenha deixado de ser praticada.