As glândulas supra-renais (ou adrenais) são dois pequenos órgãos na forma de uma pirâmide, situadas na parte superior de cada rim, de tal forma que o revestem como um manto. Histologicamente é possível distinguir duas partes completamente distintas: o córtex adrenal e a medula adrenal.
Algumas dicas: - Estabeleça horários regulares para suas refeições; - Reduza o açúcar (cuidado inclusive com as frutas - opte pelas que possuem menor índice glicêmico e dê preferência aos vegetais e legumes); - Reduza o consumo de cafeína (que estimula as adrenais a liberarem adrenalina e cortisol, exatamente como ...
O córtex suprarrenal é responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona. Cortisol: estimula a formação de carboidratos a partir de proteínas e outras substâncias, processo chamado de gliconeogênese.
A medula adrenal produz adrenalina e noradrenalina (catecolaminas), que são hormônios liberados na fase aguda do estresse: na reação de luta ou fuga. Faz parte do sistema nervoso autônomo, ou seja, não está no controle da nossa vontade.
Mineralocorticóides são uma classe de hormonas esteróides, sendo a aldosterona o principal, que são produzidos na Zona Glomerulosa da Glândula Adrenal (Supra-renal). Possuí influência no equilíbrio electrolítico (balanço de íons e água) do corpo.
A Neurociência diz como os hormônios interferem no comportamento, mesmo quando a gente não quer.
O cortisol alto é causado pelo consumo de corticóides por período acima de 15 dias, ou pelo aumento da produção deste hormônio nas glândulas supra-renais, devido a estresse crônico ou algum tumor.