A ergonomia da atividade está centrada na atividade humana, e mais concretamente, na atividade situada na ação. Os ergonomistas se apropriaram do conceito desenvolvido pela Teoria da Análise da Atividade, mas o situaram na ação, o que possibilitou um novo olhar sobre a atividade de trabalho.
- Os traços teóricos principais da ergonomia da atividade enfatizam três dimensões analíticas interdependentes: contexto de trabalho, indivíduo e trabalho. Tais dimensões tecem a “tela de fundo” na qual se inscrevem os problemas práticos que são diagnosticados pelos que praticam essa disciplina.
As representações de bem-estar e de mal-es- tar no trabalho têm origem em cinco fatores, a saber: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional, e Elo Trabalho-Vida Social.
O conceito de ergonomia no trabalho Trata-se do estudo da relação entre o indivíduo e seu ambiente de trabalho. Ela oferece o conforto adequado, além de métodos de prevenção de acidentes e de patologias que podem surgir para cada tipo de atividade executada. ... Logo, ela contribui para a segurança do trabalho!
A ergonomia é uma disciplina que promove uma abordagem holística e centrada no ser humano para o design de sistemas de trabalho que considera relevante os fatores físicos, cognitivos, sociais, organizacionais e ambientais (GRANDJEAN, 1986; WILSON e CORLLET, 1995; SANDERS e McCORMICK, 1993; CHAPANIS, 1999; SALVENDY, ...
A ergonomia no Brasil viveu seu momento de destaque a partir da década de 1980, quando vários pesquisadores brasileiros retor- naram da França após desenvolverem mestrado e doutorado, sob a orientação do professor Alain Wisner ou do professor Maurice de Montmollin, e ingressaram em universidades de vários Estados ...