Estratificação social, no mundo da sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e antropológica".
Marx chama as posições sociais de classe, enquanto Weber as nomeia enquanto estamentos. A distribuição desigual de recursos, sejam eles riqueza, status, prestígio social ou poder, definem uma sociedade estratificada. ... Como se vê o status pode ser atribuído ou adquirido; o segundo também é chamado de meritocracia.
Estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Mobilidade social entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma oposição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais.
Existem dois tipos de mobilidade social: horizontal e vertical.
A modernidade europeia é um período marcado por reformas e revoluções. O humanismo, o renascimento e as reformas protestantes são dessa época.
Este fenômeno, chamado de transição paradigmática, configura -se na emergência de novos paradigmas em resposta aos conceitos e modelos científicos superados desde a revolução científica, incitada pela física, no século XX.