Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.
Protecionismo; Intervenção do Estado na economia; Expansão marítima; Estabelecimento de monopólio.
O modelo econômico europeu passou do Mercantilismo para o Capitalismo por conta da necessidade de sofisticar as redes internacionais de troca (de modo a coibir os protecionismos exacerbados do mercantilismo), pelo advento da industrialização e pelo crescimento econômico (político e social) da burguesia perante a ...
A origem do mercantilismo está ligado ao absolutismo, que foi um período em que havia muito domínio dos estados, e o rei tinha representação absoluta sobre a sociedade. Por conta disso, os reis faziam de tudo para enriquecer os seus países e, consequentemente, ter mais poder.
Resposta: Mercantilismo= Tendência para subordinar tudo ao comércio, ao interesse, ao lucro, ao ganho. Capitalismo= Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços.
Resposta. O mercantilismo é o sistema economico adotado no período das grandes navegações que se baseia em manter uma balança economica favorel a metropole e desfavoravel a colonia.
O Colonialismo é a politica de poder que uma autoridade exerce sobre um determinado território. ... O Mercantilismo visa abrir mercados e expandindo sua área de atuação e o Colonialismo faz com que os países fiquem sob tutela desses países dominados.
Resposta. Resposta: Foi pelo mercantilismo que a expansão marítima ocorreu pois os navios mercantes procuravam novas rotas de navegação para expandir o comercio de produtos cobiçados como pedras preciosas e temperos que continha alto valor no mercado, foram descobertos.
O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. comerciais. O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra.
Resposta. Resposta: As contradições internas da colonização ,onde as metrópoles ficavam mais ricas e as colônias mais pobres e exploradas.
Verificado por especialistas O que foi mais determinante para a transição do mercantilismo e para o capitalismo foi o desenvolvimento da indústria. ... A relação entre essa dominação se configurou dentro do mercantilismo em um Pacto conhecido como Colonial. Esse pacto só obteve seu fim quando o sistema capitalista surgiu.
A relação entre a metrópole portuguesa e sua colônia na América era regulada pelo pacto colonial, que determinava a dominação da segunda pela primeira. ... Era da metrópole, portanto, o monopólio de toda a produção econômica da colônia.
A diferença entre Metrópole e Colônia é que Metrópole é o país que durante a idade moderna enviava seus cidadãos, os colonos, além de soldados, para povoar um novo território e obter riquezas dele. Já a Colônia era esse novo território povoado pelos colonos e soldados da Metrópole.
Resposta. Resposta: Nas metrópoles (centro), era desenvolvida a manufatura e o comércio a partir da atividade de trabalhadores livres ou independentes. Já nas colônias (periferias), eram desenvolvidas atividades de exploração e extração de matéria-prima com o uso do trabalho escravo.
O pacto colonial era um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial, no qual deveria comprar ou vender unicamente mercadorias para a sua metrópole. O pacto colonial funcionava como um meio exclusivamente econômico para as metrópoles garantirem seus lucros.