Nos linfócitos grandes o citoplasma é abundante. Célula típica: núcleo redondo e citoplasma escasso. Linfócito grande: núcleo de forma irregular e citoplasma abundante. Os monócitos são os maiores leucócitos circulantes e têm citoplasma abundante.
Estas células consistem de linfócitos (células T, células B, células NK) e monócitos, enquanto que os eritrócitos e as plaquetas não têm núcleo, e granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos) têm núcleos multilobados.
Os polimorfonucleares compreendem os granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. A medula produz em média 20 a 30 x 109 polimorfonucleares por dia. O que permite a diferenciação entre os polimorfonucleares são as granulações secundárias formadas a partir do estágio de mielócito.
Tempo de vida: – Granulócitos: 4 a 8 horas circulando no sangue e 4 a 5 dias nos tecidos. – Monócitos: 10 a 20 horas circulando no sangue e meses a anos nos tecidos (macrófagos). Um grande núcleo com heterocromatina densa.
Os leucócitos têm como principal função proteger nosso organismo contra patógenos e organismos estranhos. Eles atuam fagocitando as partículas invasoras ou produzindo substâncias que vão agir destruindo ou inativando essas partículas. Não pare agora...