1) dois árbitros principais (um de cada lado da quadra); 2) quatro juízes de linha (um em cada quina da quadra), responsáveis pela reposição de bola; 3) cinco mesários com funções de cronometragem, marcação dos arremessos, substituições, tempos técnicos, controle de penalidades etc.
Em uma partida de futsal, os dois árbitros são os responsáveis pelo cumprimento das regras do jogo. Um deles é o árbitro principal, que tem como única diferença em relação ao segundo árbitro o poder de decidir em caso de discordância de uma marcação.
Os dois árbitros assistentes , que atuam nas laterais do campo, indicam se a bola ultrapassa as linhas do campo, assinalam impedimentos e auxiliam nas decisões do jogo quando algum incidente ocorre fora do campo visual do árbitro principal.
O árbitro é a pessoa eleita pelas partes envolvidas no conflito (ou, se elas assim preferirem, pela câmara de arbitragem) para julgar a controvérsia. Em resumo, seu papel é o de juiz do processo de arbitragem – com a diferença de que ser árbitro é uma condição temporária, e não uma profissão, como a de juiz.
Ele é responsável por auxiliar o árbitro no processo de substituição durante o jogo. ... Depois do jogo, o quarto árbitro remeterá às autoridades competentes um relatório sobre todos os comportamentos condenáveis ou outros incidentes que ocorram fora do campo de visão do árbitro e dos árbitros assistentes.
O conceito de hábito exerce uma função fundamental na teoria moral aristotélica. Na Ética Nicomaquéia, este conceito é requerido para a explicação das virtudes morais e articula os elementos racionais e emocionais do agente moral com vistas a explicar a natureza das virtudes e dos vícios.
O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.
A execução deve, em regra, ser especifica. A execução deve ser liquida e certa, evitando as execuções “genéricas”. A execução é disponível, ou seja, pode haver renuncia de direito e transação. A execução deve ser útil para o exequente e não servir como meio de molestar o executado (arts.
É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; ...
Resposta. olha se o goleiro usar a mão é cobrado Falta para o time adversario,se o goleiro usar o pé ele tem 4 segundos para descidir oq fazer,lembrando se ele passar da linha do meio de campo nao é feito mais a contagem.
De acordo com esse esporte, quando um jogador passar a. bola para seu goleiro e esse segurá-la, estando dentro da área, o árbitro: Leia com. atenção e marque a alternativa que contenha a falta correta: A) Tiro de meta.
Quando um jogador passa a bola para o próprio goleiro no handebol, o ato é considerado falta do tipo recuo de bola. Caso isso aconteça, o jogador do time adversário ganha a posse de bola, cobra a falta e segue com o jogo.