Povidine é um antisséptico que age contra bactérias e fungos, sendo usado para curativos em geral. Ele é recomendado em casos de infecções cutâneas, ferimentos, queimaduras, curativos pós-operatório e ulcerações. Pode ser usado para antissepsia das mucosas (oral e vaginal) também.
É ativo contra todas as formas de bactérias não esporuladas, fungos e vírus. O emprego do produto para prevenção e tratamento de infecções cutâneas não apresenta o inconveniente de irritações da pele e por ser hidrossolúvel não mancha acentuadamente a pele, sendo facilmente removível em água.
Aftas - Um dos problemas mais comuns, as desconfortáveis feridas costumam regredir espontaneamente entre 7 e 14 dias, porém, os especialistas afirmam que é possível prescrever medicações tópicas como pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, com o objetivo de diminuir a dor e acelerar a cura.
1. Pomadas
PVPI – Indicações Recomendado para antissepsia em infecções cutâneas, ferimentos, queimaduras, curativos no pós-operatório, em ulcerações por decúbito. Usado para demarcação do campo cirúrgico.
O PVPI é a sigla de Polivinil Pirrolidona Iodo, também conhecido como Iodopovidona. O colírio PVPI é um colírio com ação antisséptica, utilizado frequentemente no pré-operatório de cirurgias oftálmicas para a prevenção de infecções.
Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1.
Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.
Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos. Ele é usado com frequência em hospitais e outros ambientes médicos para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia e outros procedimentos.
Tempo em que um produto químico ou biológico mantém seu princípio ativo como protetor ou defensivo no ambiente em que foi colocado (plantas, alimentos, solo, ar, água etc.)
A clorexidina é uma substância com ação antimicrobiana, eficaz no controle da proliferação de bactérias na pele e mucosas, sendo um produto muito utilizado como antisséptico na prevenção de infecções.
Indicado como antisséptico tópico com ação antifúngica e bactericida, capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas. Ideal para desinfecção e lavagens de mãos. Possui também ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana.
Clorexidina 0,5% Vic Pharma Solução Alcoólica 100ml Almotolia Utilizado para fazer a limpeza da pele antes de procedimentos invasivos como a inserção de cateteres, antissepsia do campo operatório após degermaçao e para a realização de curativos.
Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos. Digliconato de Clorexidina deve ser utilizado para assepsia do ferimento até a cicatrização das feridas.