Quando um grupo se estabelece, podemos perceber que existem alguns fenômenos grupais que passam a atuar sobre as pessoas individualmente e sobre o grupo, é o que chamamos de processo grupal. ... Sobre os fenômenos que agem sobre o grupo, marque a alternativa com a sequência correta.
Para Lewin, um grupo consiste em uma totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes; e tem propriedades específicas enquanto totalidade, princípio da Escola da Gestalt. Possui estrutura própria, objetivos e relações com outros grupos.
A Dinâmica de Grupo é uma área das ciências sociais, em particular da sociologia, psicologia e antropologia que utiliza métodos científicos para estudar os fenômenos que ocorrem em grupos. De origem grega, a sua expressão significa ação, força, energia e foi primeiramente utilizada pelo psicólogo Kurt Lewin (1973).
5) Bock; Furtado e Teixeira (2002) afirmam que, quando um grupo se estabelece, alguns fenômenos grupais passam a atuar sobre as pessoas, individualmente e também sobre o grupo, chamado de processo grupal.
A aplicação prática da dinâmica de grupo (ou da tecnologia da dinâmica de grupo) consiste no uso do conhecimento dessas forças, para conseguir alguma finalidade. ... Em 1945, para atender a essa necessidade, fundou o Centro de Pesquisas de Dinâmica de Grupo da Universidade de Michigan.
QUANDO É FORMADO UM PROCESSO GRUPAL DENTRO DE UMA INSTITUIÇAO O PSICOLOGO EDUCACIONAL TEM A FUNÇÃO DE: - Pedagogia.
Quais são as técnicas que compõem o trabalho com grupos operativos propostos por Pichon-Rivière? ... A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e.
Portanto, podemos entender que para o psicólogo, atuar em uma instituição esta lhe interessará como organismo concreto, mas sem deixar de lado que seu principal objetivo é o de estudar os fenômenos humanos que se dão em relação com a estrutura, a dinâmica e os objetivos da instituição. ...
A técnica de grupo operativo propõe a presença e intervenção de um coordenador, que indaga e problematiza, estabelecendo algumas articulações entre as falas e os integrantes, sempre direcionando o grupo para a tarefa comum; e um observador que registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois ...
Procuro propiciar um clima favorável para que os participantes possam perceber emoções e expressá-las, sem serem abafadas pelo medo de magoar o colega, ou a instituição tomar conhecimento do que pensa o aluno. Deixar que o grupo perca a ilusão de totalidade e que as pessoas possam se ver individualmente.
Além dessa peculiaridade, o autor enumera outras caracte- rísticas de um grupo: forma uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios; garante, além de uma identidade pró- pria, as identidades específicas; preserva a comunicação; garante espaço, tempo e regras que normatizam a atividade proposta; organiza-se em ...
O desenvolvimento de competências sociais e interpessoais é um dos principais objetivos da educação. Podemos entender como competências sociais e interpessoais a capacidade que um indivíduo tem de se relacionar com outro, com a sua comunidade e, como num processo de alteridade, consigo mesmo.
Quando falamos de relacionamento interpessoal no trabalho entendemos a união de vários indivíduos dentro do ambiente corporativo. É comum que essa relação se desenvolva entre profissionais que trabalhem em uma mesma organização ou façam parte de um mesmo time.
Independentemente do grau de poder ou do emprego, as relações interpessoais no trabalho possuem algumas características que sempre se repetem....Como são as relações interpessoais no ambiente de trabalho?