A partir do século III começa a surgir a ideia do dízimo obrigatório por parte da nascente igreja. ... Ao final do século X, o dízimo torna-se uma exigência legal para o sustento da igreja estatal, e sua coleta era feita pelos servidores do reino, ou seja, entes seculares, não ligados à Igreja.
O dízimo entra na lei (Levítico No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor. Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
O termo é derivado do latim decimus, “a décima parte” – a mesma matriz, como se vê, do vocábulo décimo. Ambos descendem de decimus, mas décimo é uma palavra de formação culta e dízimo, uma palavra de formação vulgar.
Quando o cristão doa para a igreja um valor em dinheiro além dos 10% do dízimo, isto é uma oferta. ... De acordo com as escrituras, a oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.
O dízimo está tanto no Velho Testamento como no Novo, mas ele era diferente do de hoje. ... “Assim também apresentareis uma oferta de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta do Senhor a Arão, o sacerdote” (Números 18: 28). Essas instruções foram recebidas e dadas por Moisés.