Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix. Tem quem goste de colocar no iogurte, em vitaminas, sobre as frutas, em saladas e até sopas, tudo depende da imaginação. As queridinhas do momento, que nem são tão novas assim no mercado, são as sementes de chia, linhaça e quinoa e a aveia.
Por isso, apesar de ser um pouco calórica, é uma ótima pedida acrescentá-la em frutas, iogurtes, vitaminas e mingaus (uma colher de sopa). Já as sementes de chia e linhaça podem ser salpicadas em sopas, massa de panqueca, saladas e no que mais preferir.
Misturar as sementes de chia no suco de uva e colocar na geladeira durante 4 horas. A textura da sobremesa depois de tirada da geladeira é semelhante à da gelatina por causa da pectina, que é um tipo de fibra solúvel.
A chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel. O consumo diário pode variar entre 2 a 4 colheres por dia. Para hidratar a chia recomenda-se 2 colheres (sopa) da semente para 1 xícara (chá) de água filtrada, todos os dias.
Por isso, o ideal é hidratar a chia antes do consumo (por 30 minutos) e dividir a porção diária recomendada --2 colheres de sopa -- em pequenas porções em diferentes refeições.
Esse superalimento irá turbinar o seu lanche: "A chia ainda é uma semente com alta capacidade de formação de gel. Uma boa dica é adicioná-la ao iogurte 1 hora antes do consumo e deixá-lo na geladeira, para aqueles que preferem o iogurte com uma consistência mais firme.
Hipertensos: os hipertensos medicados não devem consumir a semente porque ela possui propriedades que baixam a pressão arterial, levando a hipotensão. Hipotensos: pelos mesmos motivos dos hipertensos, os hipotensos não devem consumir a chia, pois podem, ainda, sentir cansaço, sonolência e dor de cabeça.
“Tudo em excesso faz mal. A chia possui grandes quantidades de carboidratos. Se consumida de forma exagerada, pode gerar, inclusive, ganho de peso”, diz Marina. Outro risco causado pela ingestão em abundância é a constipação intestinal.
Desvantagens da Dieta da Linhaça Caso o elevado consumo de linhaça e, portanto de fibras alimentares não seja associado à adequada ingestão de líquidos pode ocasionar constipação intestinal.
DICA DE CONSUMO: – Não triture e nem mastigue a semente; – Hidrate a chia antes de consumi-la, isso faz com que os nutrientes possam ser melhor aproveitados pelo nosso corpo, além de favorecer a saciedade e o funcionamento do intestino.