EQST

O Que A Plataforma Continental Brasileira?

O que é a plataforma continental brasileira?

A plataforma continental de um Estado costeiro compreende o leito e o subsolo das áreas submarinas que se estendem além do seu mar territorial, em toda a extensão do prolongamento natural do seu território terrestre, até o bordo exterior da margem continental, ou até uma distância de 200 milhas marítimas das linhas de ...

O que é a zona contígua?

Art. 4º A zona contígua brasileira compreende uma faixa que se estende das doze às vinte e quatro milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial.

Qual é a importância da plataforma continental para o país?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

Qual é a importância da plataforma continental para a vida marinha?

A água que cobre a plataforma continental possui vida marinha em abundância e grande parte da pesca mundial se realiza nesta zona. É nela que se encontra a quarta parte da produção mundial de petróleo e gás procedentes das rochas que se encontram submersas.

Qual a profundidade da plataforma continental?

Plataforma Continental É a porção do fundo oceânico que margeia os continentes, indo da linha da costa até a profundidade de aproximadamente 200 m. É plana, com uma inclinação muito suave (1 m de declive para cada 1.

Quais as principais riquezas exploradas na plataforma continental?

Segundo estudos preliminares, a área tem depósitos de crostas cobaltíferas, ricas em manganês, níquel, platina, cobalto, tálio e telúrio. Também há indícios de terras-raras (minerais importantes na indústria da computação e em painéis solares).

Quais os recursos minerais entrados na plataforma continental?

Jazidas de ilmenita, zircão e monazita tem sido estudadas em diferentes localidades da plataforma continental interna do Brasil, para identificação de elementos de alto valor econômico tais como titânio, zircônio, césio, lantânio, neodímio, tório, ouro, diamante e fósforo.

O que é uma margem continental?

As margens continentais representam a zona de transição entre os continentes e as bacias oceânicas, são consideradas como constituintes dos continentes, muito embora se situem abaixo do nível do mar.

O que é o assoalho marinho?

Assoalho oceânico pode ser ser definido por serem um aglomerado de ondulações altas no fundo do mar, que podem chegar uma altura de até 1000m.

O que é uma margem de placa passiva?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

Como é formado o assoalho oceânico?

A formação das dorsais e expansão do assoalho oceânico está associada às correntes de convecção do manto e à interação divergente de placas que permite a liberação de grande quantidade de material magmático.

O que afirma a teoria da expansão do assoalho marinho?

A expansão do fundo oceânico é um processo geológico, que afirma que as estruturas dos fundos oceânicos seriam formadas de materiais provenientes do manto, por meio da ação das correntes de convecção. Ao emergir nas zonas dorsais, o magma - co e a dorsal, abrindo uma espécie de fenda em sua crista.

Como se pode determinar a idade do assoalho oceânico?

Esse procedimento se faz através através da comparação das bandas de anomalias magnéticas, o fundo do mar deve ser mapeado e assim conseguimos reverter as sequências magnéticas e assim determinarmos a sua idade.

O que é tectonismo e como ocorre?

O tectonismo relaciona-se aos movimentos das diferentes “partes” que montam o quebra-cabeça da crosta terrestre: as placas tectônicas. ... Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos.

O que é tectonismo e intemperismo?

a) Verdadeiro – O tectonismo consiste numa ação endógena, ou seja, no interior da terra, manifestando-se pela tectônica das placas. O intemperismo é um agente exógeno, consiste num conjunto de elementos físicos e químicos que modelam o relevo (chuvas, ventos, temperatura, etc.)

Como ocorre o processo de vulcanismo?

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.