Jacó Armínio
A isso afirmamos de forma clara e precisa aquilo que o calvinismo aponta como resposta a doutrina da depravação parcial que, “O estado natural do homem é de total depravação, havendo total incapacidade do homem para obter ou contribuir a favor de sua própria salvação” (BERKHOF, 1992.
Armínio ensinou que a predestinação e eleição incondicional do calvinismo tornava Deus o autor do mal. Em vez disso, Armínio insistia que a eleição de Deus era uma eleição de crentes e que, portanto, estava condicionada à fé. ... Armínio negou estas acusações, citando conformidade com Calvino e a Escritura.
Calvinismo foi uma doutrina religiosa criada na cidade de Genebra, na Suíça, por João Calvino (1509-1564). Considerado como um segundo movimento da Reforma Protestante, foi organizado por Martinho Lutero.
Calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu durante a Reforma Protestante. O calvinismo começou a surgir quando João Calvino tornou-se protestante, na década de 1530. ... Após mudar-se para a Suíça, ele iniciou trabalho como pregador, fazendo com que a doutrina calvinista se tornasse majoritária em Genebra.
A reforma calvinista surge da tentativa fracassada do pastor Ulrich Zwinglio de implantar a reforma luterana na Suíça. Ela é retomada por João Calvino em 1541, com propostas mais radicais que as de Lutero. Calvino era um teólogo francês que, em 1533, tomou-se defensor da Reforma Religiosa.
Deus nos escolheu em Cristo "antes da fundação do mundo" (Ef. 1:4). Deus "nos salvou", disse Paulo, "e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos" (2 Tm. 1:9).
Sobre a Depravação Total: os calvinistas acreditavam que todos, na condição atual, ou seja, após a queda, está contaminado pelo pecado, que corroi e contamina. Sobre a Eleição Incondicional: é a escolha feita por Deus desde o inicio, independente de méritos, de questões de fé ou noutras coisas.