Significado de Escoamento substantivo masculino Ação ou efeito de escoar (líquidos); escoadura ou escoação. Plano que, geralmente inclinado, pode utilizado para escoar água; superfície inclinada por onde as águas podem escoar.
Viscosidade descreve a resistência interna do material para fluir e deve ser entendida como a medida do atrito do fluido. Desta forma, quando se diz “a água é fina”, significa que este material tem uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é “grosso”, com uma alta viscosidade.
O poise é frequentemente utilizado com o prefixo centi; um centipoise (cP) é um milipascal segundo (mPa·s) em unidades SI. A água tem uma viscosidade de 0,891 centipoise a 25 °C. Muitas substâncias químicas têm sua viscosidade medida em poises ou centipoises.
Lei de Newton da viscosidade
O viscosímetro de Stokes, é um tubo de vidro contendo o líquido que desejamos determinar sua viscosidade. Nesse tubo, marca-se uma altura pré-determinada, e deixa-se cair uma esfera, de diâmetro conhecido, no interior do fluido. ... Com auxílio de um cronômetro, o tempo de queda das esferas foi aferido e anotado.
Para medir a viscosidade, o copo é completamente imerso na amostra, retirado, e o tempo para o escoamento através do orifício no fundo do copo é medido. Embora este tipo de copo possa ser usado para medir a viscosidade diretamente em tanques ou recipientes, a medição ainda é aproximada.
O Viscosímetro tipo Copo Ford é um equipamento utilizado para medir a viscosidade de líquidos de natureza newtoniana. Este aparelho é composto por um copo de plástico, alumínio ou inox, suportado por um tripé.
De maneira resumida, o equipamento pode ser utilizado de duas formas: colocando o líquido no maquinário ou ao contrário. Em ambos os casos, a medição é realizada por meio de movimentos relativos entre o aparelho e o líquido examinados.
Nesse tipo de aparelho o líquido permanece estacionado em um tubo enquanto uma esfera é usada para passar por entre o tubo e dependendo da maneira de como a esfera se comporta, é medida a viscosidade do fluido.
O viscosímetro é um equipamento amplamente utilizado em laboratórios, como os de desenvolvimento e fabricação de cosméticos. Sua função é medir a viscosidade de elemento líquidos.
Este equipamento acompanha diversos spindles (também chamados de rotores) e no momento da medição, esse spindle é imerso na amostra a ser analisada e começa a girar. O equipamento mede o torque adicional necessário para o spindle superar a resistência viscosa e recuperar sua velocidade constante.
Aqui estão os seis tipos de viscosímetros:
Para os lubrificantes, usam-se análises a 40°C e 100°C. Os métodos de medição de viscosidade mais comuns são descritos nas normas ABNT NBR 10441 e ASTM D 445. Viscosímetros usualmente dependem da força da gravidade sobre o fluido para fazê-lo passar por um capilar.
A maneira mais simples e rápida para medir a viscosidade de um fluido é através do viscosímetro. Com ele, é possível verificar a condição específica de um óleo lubrificante e descobrir se o fluido é o ideal para a máquina que você deseja utilizar.
Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.
Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. ... O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
Essa é a classificação de viscosidade do óleo. ... Em 10W40, 10 é a viscosidade do óleo frio e 40 é a viscosidade do óleo quente (100 °C). Nesse caso, 5W40 é um óleo mais grosso do que o 10W40, mais pesado. Use sempre o óleo indicado no manual do fabricante!
2 - Classificação SAE de viscosidade É aí que o bicho pega! Muitos já devem ter visto que todo óleo lubrificante possui os números, junto à letra, formando uma sigla, como “10w40, 15w30, 5w40”. ... Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso.
A diferença nas características dos óleos 5W30 e 5W40 é determinada pelo índice de viscosidade em altas temperaturas. O grau 5W30 em temperaturas elevadas tem maior fluidez e menor viscosidade em comparação ao óleo 5w40. ... Ao digitar temperatura de trabalho motor, o óleo 5W30 será mais fino e o óleo 5W-40 mais viscoso.
O 30 no primeiro tipo de óleo representa uma viscosidade que é mais baixa quando o motor está a funcionar a temperaturas elevadas do que o 40 no segundo óleo que tem uma viscosidade mais elevada. Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30.
Para te auxiliar nessa decisão, confira as oito melhores marcas segundo pesquisa com consumidores!
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
A diferença é principalmente o estado do óleo frio, ou seja, a viscosidade. ... 5w40 significa índice de viscosidade no inverno 5 e índice de viscosidade a quente 40. O 5w40 é um óleo sintético em comparação com o 10w40, que é semi-síntese.
Óleo Mineral - 15W40; deve ser trocado entre os 5.