O divórcio é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. Esse tipo de separação foi instituído oficialmente no Brasil com a aprovação da emenda constitucional número 9, de 28 de junho de 1977, regulamentada pela lei 6.
Divórcio Amigável (extrajudicial): é feito por meio de escritura pública em Cartório. Essa modalidade está autorizada pela Lei quando não há filhos menores ou incapazes. ... Divórcio Judicial Consensual: o divórcio feito de forma consensual também pode acontecer por meio judicial.
Quando realizado em cartório, o divórcio costuma ser bem rápido, demorando em média 3 dias. Já, quando há necessidade de processo judicial, a demora é maior. Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses.
Se você também deseja uma união mais satisfatória e longe do risco da separação, confira os 10 principais motivos do divórcio, segundo os especialistas!
Paixão por outra pessoa. Não necessariamente tratando-se de traição, apaixonar-se por outra pessoa é um dos 10 motivos da separação de um casal, fazendo com que um dos mesmos acabe por seguir um rumo diferente, desprendendo-se de seu/sua companheiro(a) para arriscar-se em outro relacionamento.
Cerca de 37% das pessoas afirmam que se separaram pelo cansaço da convivência, uma espécie de fastio, de tédio que elas sentem em função dos anos e anos de relacionamento rotineiro. Há muitos casamentos que são embalados pela mesmice, pela rotina.
Muitos casais passam por crises no relacionamento. Algumas são passageiras, outras nem tanto. Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve continuar o relacionamento ou partir para outro, fique tranquilo. Isso é absolutamente normal.
É muito delicado. Muitas vezes, as pessoas quando se separam ficam ressentidas e não se permitem virar a página, pois seria como desculpar o outro. No entanto, se continuar feliz, se sente culpada, tenta estragar a felicidade do outro em uma nova relação e usa os filhos para chantagear.