Uma porção (de até 150Kcal) é o suficiente, mas devemos sempre busca a informação da melhor combinação entre os alimentos. Nem sempre a substituição de uma refeição, ou de um alimento saudável como uma fruta, vai trazer benefícios para quem deseja perder medidas ou manter-se numa alimentação saudável.
“O melhor horário para comê-las é entre as refeições”, explica Samantha. Assim como as frutas, iogurtes ou, ainda, um pedaço de queijo branco, a barra de cereais é indicada para os lanches rápidos como uma forma de variar a dieta.
O que comer antes de treinar
Se for comer barra de proteína antes do treino, o ideal é que tenha feito uma refeição completa e equilibrada, cerca de 2h antes do treino, enquanto a barrinha pode ser consumida em torno de 15 minutos, antes de iniciar os exercícios.
A barra de proteína pode ser vista como uma aliada em refeições intermediárias, como o lanche da tarde. Afinal, quem deseja ganhar massa muscular não deve ficar mais de quatro horas sem se alimentar.
Mas, como dito acima, as barras de proteína podem ser consumidas a qualquer hora do dia, respeitando suas necessidades nutricionais, quando bater fome ou vontade de comer algum doce.
Pré-treino - O praticante deve dar preferência para batata doce, tapioca, pães integrais e torradas com mel, banana, mamão e pode incluir a linhaça. O importante é não realizar o treino em jejum, pois assim ao invés de ganhar massa muscular o atleta irá perder a massa magra.
Alimentação pré-treino
Confira, a seguir, cinco dicas de alimentos que são uma boa opção para antes do treino.
Saber o que comer para dar energia durante a malhação é importante para garantir disposição, recuperação rápida dos exercícios físicos aeróbicos, de força muscular, entre outros benefícios....10 alimentos que dão mais energia para malhar
5 suplementos para ajudar a otimizar seu treino
Para quem precisa de uma forcinha para encarar o treino, a nutricionista lembra dos chás estimulantes: “Chá mate, chá verde, chá preto e chá branco podem ajudar a acelerar o metabolismo”.
Durante o exercício Beber água durante o treino é fundamental. A ingestão de líquidos deve compensar ou repor a quantidade de líquidos que está indo embora pela transpiração. Portanto, recomenda-se cerca de 150 a 300 ml em intervalos regulares a cada 15 ou 20 minutos.
Durante o treino é indicado de um a dois copos de água a cada 10 ou 20 minutos de atividade. Logo após o treino beba mais dois copos de água. A hidratação ajuda a controlar o cansaço do corpo e dá mais disposição para o treino.
Durante o exercício
Durante a prática da atividade física, a taxa de transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.
Os valores variam de acordo com tamanho, peso e condições que o atleta é submetido. Meio litro de água uma hora antes e intervalos regulares durante a prática esportiva, de acordo com a necessidade do atleta, ajudam não só a combater a desidratação, como trazem os benefícios que elencamos anteriormente.
O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.