Mapas demográficos: são aqueles utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.
Mapa demográfico é um tipo de mapa temático que tem como objetivo representar de forma espacial características da população de determinada região apresentada no mapa. Pode ser usado para demostrar características de forma estatística utilizando diferentes tipos de cores, por exemplo.
Os mapas técnicos ou especiais representam informações sobre determinado tema ou fenômeno do espaço geográfico que dizem respeito aos aspectos naturais (geologia, relevo, clima, etc).
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.
Por isso temos mapas para diversas ocasiões, os principais são: mapas físicos, mapas econômicos e mapas históricos. Esclareça aos alunos sobre as aplicações de cada um deles, informando-os de que um mapa físico expressa características naturais (hidrografia, relevo, clima e vegetação) de uma determinada área.
Mapa temático é uma representaçao de informacoes sob uma perspectiva geografica. Exemplos: Fisicos, Politicos, Religiosos, Climaticos e Etnico. Resposta: Um mapa temático é um mapa baseado numa carta topográfica que representa qualquer fenómeno geográfico da superfície terrestre.
III) Os mapas temáticos recebem esse nome porque são classificados de acordo com a temática específica que pretendem representar. Assim sendo, um mapa pode ter como tema: fronteiras e limites, a distribuição da população, o modelado do relevo e outros.
MAPAS TEMÁTICOS QUALITATIVOS
Os mapas temáticos representam temas específicos de locais da superfície terrestre, como tipos de solo, formações vegetais, limites estaduais, distribuição de doenças, utilizando como base produtos da cartografia sistemática.
Resposta:Mais do que apenas realizar descrições espaciais sobre determinadas atividades ou fenômenos naturais, os mapas temáticos também possuem o mérito de apresentarem formas distintas de leitura e interpretações da realidade, ofertando ao seu leitor uma melhor noção das manifestações sociais e da natureza, como as ...
1 - Identificamos os seguintes elementos: Título, legenda, escala. 2 - Falta a direção, no caso a seta que indica o norte.
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
Um bom mapa precisa conter os seguintes elementos básicos: Título - Onde se destaca o tema do mapa, deve ser claro para o leitor. Escala - É relação entre as dimensões de um objeto ou lugar representado e sua medida real. Legenda - é essencial para a compreensão de um mapa, utiliza geralmente símbolos e cores.
O título do mapa é Conexões e Modalidades de Transporte. Esses meios de transporte estão sendo representados por portos, aeroportos, estradas, hidrovias e ferrovias.
O título do mapa é Linhas de trágico de escravos África - Brasil. ... Os escravos vindos da região de Guiné (Lagos) eram chamados de sudaneses, enquanto que aqueles provenientes do Congo, Angola e Moçambique são os Bantos ou Bantus.
As redes são concentradas em lugares como o centro-sul e o norte. Quando olhamos para a malha de redes de transporte pelo Brasil notamos uma maior conentração das redes rodoviária, ferroviária e aeroviário no centro-sul (ou sul e sudeste do Brasil), que são também as regiões mais desenvolvidas desse território.
As redes de transportes se consolidam a partir do momento em que conseguem alterar a nossa noção de espaço e tempo. Na realidade, isso fica claro com a escolha do tipo de transporte, onde um é mais rápido do que outro.
A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Conheça os 5 principais modais de transporte no Brasil
Para a integração territorial terrestre em países de dimensões continentais, o mais recomendado é o transporte ferroviário, pois é capaz de integrar longas distâncias com maior quantidade de carga transportada e a um custo menor.
Transporte: Carro, Avião, Moto, Caminhão, Ônibus, Van, Bicicleta. Comunicação: Celular, Telefone, Computador. Sim. Os processos produtivos tornam-se mais rápidos, junto com o transporte, e aumenta a produção e o barateamento dos custos.
Resposta: Subterrâneos: dutos não visíveis, de modo que estão localizados abaixo da terra. Aparentes: dutos visíveis, encontrados geralmente nas estações de abastecimento. Aéreos: dutos construídos suspensos no ar nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio ou um vale.
- Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros. - Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural. - Minerodutos, cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático.
As dutovias podem ser divididas em:
Gasodutos: transporte de gases, por exemplo, gás natural e dióxido de carbono. Oleodutos: transporte de substâncias derivadas e não derivadas do petróleo, por exemplo: combustível, gasolina, álcool, dentre outros. ... Polidutos: transporte de variados produtos, por exemplo, água, cerveja, vinho.
Dá-se o nome de transporte dutoviário para a movimentação de fluidos e gases pela tubulação.