O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.
Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída – são projetos coletivos. Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.
Resposta: O código dos assistentes sociais de 1990 alinhou -se as mudanças que ocorrem na profissão, isto é com valores éticos políticos de emancipação do sujeito. O código dos assistentes sociais de 1990 alinhou -se as mudanças que ocorrem na profissão, isto é com valores éticos políticos de emancipação do sujeito.
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
Para Yasbek (2009), as tendências mais relevantes do Serviço Social nos anos 1980 do ponto de vista da produção de conhecimento e do exercício profissional, se referem ao Movimento de Reconceituação e à pós-graduação.
O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...
Na década de 1960, acontece a expansão da profissão do assistente social. ... O curso superior de serviço social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3 252, juntamente com o Decreto 994, de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão.