O número mínimo calculado de extintores deve ser colocado estrategicamente em todo o edifício e a distância mínima a percorrer de 75 pés (23 m) desde qualquer ponto até um extintor não deve ser ultrapassada. Às vezes são necessários mais extintores para satisfazer a regra dos 75 pés (23m) de distância a percorrer.
Conhecendo extintores Nem todos os extintores de incêndio são iguais, existem tipos de extintores para cada classe de incêndio, os principais são: ... CO2 (dióxido de carbono) – os extintores de dióxido de carbono podem ser usados em incêndios classe B e C e não tem efeito em incêndios da classe A.
Agente Extintor Indicação Água (H2O) É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.
Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha. Classe B - Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados.
classe B
Classe D. Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. Seu combate deve ser feito com extintores com pó químico especial, já que esses metais podem autogerar o oxigênio durante a combustão.
Extintor de incêndio portátil novo com carga de pó químico para combate em princípio de incêndio CLASSE D (metais pirofóricos como Sódio, Magnésio, Bário, Cálcio, Potássio, Alumínio, Zinco, Titânio e Zircônio), exceto LÍTIO.
Os metais ou materiais pirofóricos, são aqueles mais propensos a um início de combustão espontânea, quando fundidos em contato com água.
Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP. Em incêndios causados por esse tipo de produto não se pode utilizar extintores à base de água.
Classe C: fogo que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, motores, etc. Classe D: fogo que ocorre em materiais metais pirofóricos, tais como: magnésio, alumínio em pó, zinco, etc. Classe E: fogo em materiais radioativos, exemplo: setores de Raios-X, radioterapia e quimioterapia.
6.
Exemplos: gás carbônico, nitrogênio, etc. Compreende os incêndios em corpos de fácil combustão, com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, papel, madeira, fibras, etc.
acetato de potássio
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.
Confira aqui tudo sobre extintores de incêndio, Classe A, Classe B, Classe C e Classe D. Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.
Extintor de Pó Químico Seco (PQSP) – Classes B e C Extintor com carga de pó químico a base de bicarbonato de sódio ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).
Em caso de Incêndios de classe B , deve usar espuma , pó comum, também conhecido como Pó BC, dióxido de carbono, gás carbônico ou CO². Para usar: Vá com segurança até o líquido em chamas, com o extintor invertido (de cabeça para baixo) direcione o jato para o liquido de forma que o cubra como uma manta.
Qual o melhor tipo de extintor para sua empresa?