Se você deseja fortalecer os músculos laterais do abdômen e, como bônus, ajudar a tonificar o braço, a prancha lateral pode ser uma ótima opção. Isso porque esse exercício trabalha especificamente a cintura escapular, o braço, os músculos oblíquos e o quadril. Além disso, a prancha lateral é feita em isometria.
6 benefícios da prancha isométrica e dicas para começar
As pranchas trabalham os principais grupos musculares do core, incluindo o transverso, o reto abdominal, o oblíquo externo e os glúteos.
Exercício isométrico é uma forma de treinamento de resistência, no qual o aluno usa os músculos do corpo para exercer uma força contra um objeto imóvel ou também manter o músculo em uma posição fixa por uma duração de tempo determinada.
Execução correta da prancha Deite-se de bruços no chão, com os antebraços no chão e os cotovelos diretamente abaixo dos ombros. Eleve todo seu corpo, de forma ereta, com apoio dos cotovelos e dos pés.
Confira como executar corretamente o exercício:
+ Abdômen definido em 15 minutos Para iniciantes isso será bem duro. Neste caso, comece com repetições mais curtas e vá aumentando o tempo de sustentação até conseguir chegar a 60 segundos. Porém, pranchas com tempos mais curtos também podem garantir um bom treino.
Para fazer esse exercício, coloque-se na posição de prancha frontal com os braços esticados. Depois, movimente um dos joelhos em direção ao abdômen, retorne e, em seguida, faça o mesmo com o outro. Repita esse procedimento algumas vezes, atentando para manter os ombros e o quadril sempre alinhados.