Grupo 13
Escolher o boro (B) e o alumínio (Al) para batizar esse grupo se deve ao fato deles serem os elementos mais simples (mais leves) e abundantes da família. ... Este grupo da tabela periódica é formado pelos seguintes elementos: boro (B), alumínio (Al), gálio (Ga), índio (In), tálio (Po), ununtrio (Uut).
A ocorrência geológica do boro dá-se principalmente em regiões com atividade vulcânica, onde se encontram os minerais borax, kernita, ulexita e colemanita, principais fontes de boro usadas comercialmente. As maiores reservas de bórax estão localizadas na Turquia e no Deserto de Mojave, na Califórnia.
B
A aplicação de boro pode ser feita tanto via solo quanto via foliar. Geralmente, as plantas são bem responsivas à adubação quando as doses de boro presentes no solo estão baixas ( 60
NPK (15 partes de nitrogênio, 15 partes de fósforo e 20 partes de potássio): essa fórmula é rica em potássio e considerada bem prática, uma vez que pode ser usada também no cultivo hidropônico, indicada especialmente para hortas.
Você deve misturar à terra do canteiro mais 3 a 4 (três a quatro) litros do composto orgânico (esterco) e 10(dez) colheres das de sopa (100 gramas) do adubo NPK-4.
Cálculo de adubação – Cultura de soja Nota-se que a tabela recomendada para esta faixa (assinaladas), N = 0, P2O5 = 70 a 80 kg/ha e K2O = 90 kg/ha. Portanto, a relação NPK é Utilizamos 75 que é a média de 70-80. No entanto, para simplificar essa relação, dividimos por 10, e teremos: 00-7,5-09.
Uma formulação NPK comercial facilmente recomendada neste caso é a 0 – 25 – 10. Esses valores são expressos em porcentagem. Então, em 100 kg do formulado, temos 25 kg de P2O5 e 10 kg de K2O. Neste caso 25 + 10 = 35.
Como Calcular uma Fórmula de Fertilizante Mineral. de fertilizantes é calculada para 1.
A quantidade de adubo a ser aplicado por metro de linha pode ser calculada da seguinte maneira: q = (Q x E)/10. Onde: q = quantidade de adubo em gramas por metro.
Para achar a quantidade divide-se a dose recomendada de qualquer nutriente pelo seu respectivo valor na fórmula, e multiplicar por 100. dose recomendada de N: 10 kg/ha.
Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte. Lembrando que a recuperação e manutenção do solo não tem apenas o adubo como base.
O cálculo de calagem baseado no método da elevação da porcentagem de saturação de bases consiste na seguinte fórmula:
Citando a ureia como exemplo, e sabendo que a uréia é composta por 45% de N, estamos falando na aplicação de ± 100 kg de uréia por hectare.