A bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.
No handebol temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o arremesso, a progressão, o drible e a finta. Vamos agora entender o que é e para que é utilizado cada um deles no handebol. Passe: é a ação de enviar a bola ao companheiro de forma que ele consiga recebê-la para executar outra ação.
Os sistemas podem ser ofensivos e defensivos, os ofensivos são 2x2 que se caracteriza pelo posicionamento de dois atletas na quadra defensiva e dois na quadra ofensiva,3x1 esse sistema e responsável pela nomenclatura das posições no futsal, 2x1x1 se caracteriza por dois jogadores na defesa um outro no meio da quadra e ...
Um dos sistemas ofensivos mais comuns: os seis jogadores se posicionam em uma única linha e avançam para o ataque, trocando passes entre si. Os atletas devem ficar equidistantes, na mesma faixa de campo e ocupar toda área frontal. Nesse tipo de esquema, não há a posição de pivô.
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. ... O sistema de defesa por zona 5 X 1 é uma variação do 6 X 0.
No handebol, há dois sistemas principais de ataque: sistema de ataque circular e sistema de ataque posicional. No ataque circular, há uma troca constante de posicionamento entre os jogadores, com o intuito de dificultar a marcação adversária.