A ética cristã objetiva levar o homem a enxergar um ser superior a ele próprio, a secular encerra-se no próprio homem. ... A ética cristã não toma o sujeito como parâmetro para pautar a conduta do ser humano, mas sim um postulado único e extrínseco ao homem como padrão de conduta.
os fundamentos da ética cristã encontram-se nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, entendidas como a revelação especial de Deus aos seres humanos”. A importância, em termos quantitativos, da ética cristã é igual a qualquer outro tipo de ética, contudo a importância qualitativa a difere das demais.
Ética Cristã: é sistema de valores fundamentado na obra realizada por Jesus Cristo, sendo o conjunto de valores Moraes e vivenciais baseados na palavra de Deus que é pura e verdadeira, pelo qual o homem deve regular sua postura e conduta neste mundo, diante de Deus de seu próximo e de si mesmo.
Por outro lado, a religião também pode ser associada a resultados negativos de usos impróprios de serviços de saúde como fanatismo, asceticismo, mortificações e tradicionalismo opressivo.
A religião/espiritualidade constitui um importante apoio no enfrentamento da doença e na manutenção e recuperação da saúde, uma vez que a fé e a esperança podem ajudar a aliviar a dor e sofrimento causados pela presença da doença em seu cotidiano, além de representar esperança em relação à cura(20).
A influência positiva da religiosidade sobre a saúde pode ser causada devido à mobilização de energias e iniciativas extremamente positivas, que fortalece o indivíduo, fazendo com que ele tenha condições de lidar mais eficazmente com suas condições, incentivando-o a aceitar a terapia(14,17).