Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo.
A escolha do mês se deve à proximidade do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), e a cor amarela fica por conta de Dale Emme que iniciaram uma campanha da fita amarela após seu filho Mike se suicidar com um carro amarelo.
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Salvando vidas Segundo ela, o principal objetivo do “Setembro Verde” é esclarecer e incentivar as pessoas a manifestarem para seus familiares a intenção de ser doador.
Estamos falando do “Setembro Verde”, campanha que teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a Apae de Valinhos (SP), e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.
Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata.
Pensando nisso, foi criada a campanha do Setembro Verde em 2015 pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), em parceria com a Apae de Valinhos, em São Paulo. O mês foi escolhido por abrigar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.
Estamos falando do “Setembro Verde”, campanha que teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a Apae de Valinhos (SP) e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.
29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, e durante todo o mês (Setembro Vermelho), ONGs e entidades médicas concentram esforços para falar sobre o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável.
O tema da campanha este ano é “Aids, escolha sua forma de prevenção”. De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, o Dezembro Vermelho é alusivo ao Dia Mundial da Luta contra a Aids. “É um mês de mobilização e alerta que é realizado todos os anos.
Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul são as mais conhecidas, entretanto, os outros meses recebem cores para chamar a atenção das pessoas para as informações acerca de um tema em destaque. Veja a seguir as cores de cada mês e o que elas representam.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
Conheça as cores das campanhas de saúde cada mês.
Fevereiro Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer. O Fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia. O Março Azul traz o debate sobre a prevenção ao câncer colorretal. Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho.
Associar cores a meses tem sido uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.
As cores de agosto, o mês laranja e dourado.
A Campanha Agosto Lilás é realizada em todo país com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, a qual pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
A saúde mental tem cor: é amarela. Não é difícil encontrar nomes, mesmo que em uma breve pesquisa no Google. Seja na literatura, no cinema, no esporte ou na arte, figuras conhecidas do público são protagonistas de inúmeras matérias que colocam a saúde mental como pauta.
A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.
Verificado por especialistas Podemos afirmar que a cor das estrelas mais jovens são brancas ou azuis. Podemos afirmar que a cor de uma estrela é determinada de acordo com a sua parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total.