Transtorno e dificuldade de aprendizagem são termos usados para se referir aos problemas que se manifestam durante a vida escolar da criança.
A deficiência prejudica a limitação de habilidades como comunicação, coordenação, algumas vezes equilíbrio, no desempenho de autocuidado. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual pode ser individual ou criando estratégias de ensino/didático em grupos; às vezes depende de cada situação.
O aluno deficiente intelectual geralmente precisa de muita prática até conseguir assimilar um conteúdo. O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno. Também não deve dar exercícios infantis a adolescentes ou exercícios fáceis demais para o aluno.
Quando sua psicomotricidade não é bem trabalhada, habilidades como leitura e escrita podem ficar comprometidas. Além disso, ela também tende a apresentar dificuldades para distinguir letras, pensamento lógico, entre outras situações. Por fim, a comunicação é algo que está diretamente ligada a uma boa psicomotricidade.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.
Para que a psicomotricidade seja eficaz na Pratica Escolar e possa contribuir para ao processo de aprendizagem é preciso que o professor acredite no potencial das crianças, respeitando sua individualidade, sabendo que as dificuldades, obstáculos e as insatisfações fazem parte da caminhada escolar, por isso deve ...
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal. ... A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
Dessa forma admite-se que para o bom desenvolvimento motor da criança, a maturação dos fatores psicomotores da tonicidade muscular, equilíbrio, noção corporal (esquema e imagem corporal), lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, e praxia global e fina, são fundamentais na aprendizagem (FONSECA, 2004).