O sistema penitenciário federal conta com um preso internacional ilustre: é José González Valencia, 43, vulgo El Chepa ou Camarón, líder do cartel mexicano Jalisco Nueva Generación (ou Jalisco New Generation), o segundo maior do país, atrás apenas do grupo de Sinaloa.
As maiores facções criminosas do Brasil, por número de estados de atuação
Primeiro Comando da Capital (PCC)
Conhecida como a gangue mais violenta do planeta, a Mara Salvatrucha, também chamada de MS-13, é uma organização de gangues criminosas transnacionais e associadas entre si.
Comando Vermelho Rogério Lemgruber, mais conhecido como Comando Vermelho e pelas siglas CV e CVRL, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi criada em 1979 no Instituto Penal Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Amigos dos Amigos, Comando Vermelho, Terceiro Comando, Primeiro Comando da Capital, Primeiro Comando Mineiro, Paz, Liberdade e Direito, Comando Norte/Nordeste. São todos nomes de facções criminosas espalhadas de Norte a Sul do país.
“Se você observa, as gangues prisionais surgiram em São Paulo na década de 1970 e 1980 e muitos estudos frisam que essas gangues se formaram devido às condições desumanas dos presídios.
Um relatório elaborado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a partir da análise do aparelho telefônico de um dos principais líderes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), estima que o grupo possui, atualmente, mais de 25 mil membros.
As duas maiores facções soteropolitanas, o Bonde do Maluco (BDM) e o Comando da Paz (CP), se aliaram ao PCC e ao CV, respectivamente. Uma série de operações policiais e ocupações militares se desencadeou na capital nas duas últimas semanas como resposta aos supostos ataques criminosos dessas alianças em disputa.
Aqui no RS a aliança é com a facção que domina o Vale do Sinos (Os Manos) e também tem raízes em todo o Estado. Eles fazem troca de contatos para contrabando de arma e drogas e até assaltos em conjunto.
A V7brasil é uma empresa especializada no segmento imobiliário e surge como uma alternativa eficiente e inovadora para empreendedores que buscam suporte estratégico e operacional em suas ações de lançamento, venda de estoque, estruturação e desenvolvimento dos seus negócios.
Segundo as investigações, há membros do PCC radicados nos complexos do Alemão e do Lins de Vasconcelos e nas favelas do Turano, Mangueira e Jacarezinho (zona norte). Também há pessoal do PCC na favela do Barbante (zona oeste) e no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo (cidade a 20 km do Rio).