Monotremados: ornitovinco e equidna. Marsupiais (mamiferos com uma bolsa no abdomen, na qual os filhotes completam o desenvolvimento): gambá, canguru. Quirópteros (mamíferos voadores): morcegos. Primatas: lêmure, macaco, homem.
Sistema circulatório O coração dos mamíferos é divido em quatro partes. Dois átrios e dois ventrículos. A passagem do sangue pelas câmaras é controlada por valvas que permitem fluxo sanguíneo em uma única direção não havendo mistura sanguínea. O ventrículo esquerdo bombeia sangue oxigenado, levado pelas artérias.
As aves constituem um grupo de vertebrados que possui uma característica peculiar: a presença de penas. A classe das aves inclui seres vivos que possuem por característica principal a presença de penas. ... Essa secreção permite que o animal fique com as penas impermeáveis, após um mergulho, por exemplo. Não pare agora...
Todas as aves apresentam temperatura corpórea relativamente constante (animais homeotermos). Além disso, são animais dioicos, ovíparos, com desenvolvimento direto e fecundação interna. Os sacos aéreos são umas das importantes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leve.
(UEMS) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente características atribuídas às aves? A-) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica chamada quilha; ovo sem vitelo. B-) Corpo coberto com penas; temperatura do corpo oscilante (ectotermia).
Depois de adultos as aves fazem mudas para substituir penas desgastadas por novas. As penas não servem apenas para cobrir o corpo e facilitar o vôo. As penas retém ar e proporciona um acolchoado que conserva o calor do corpo da ave. ... As penas são importantes elementos da comunicação entre os indivíduos da mesma espécie.
É comum vermos aves de ambientes aquáticos como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas.
visão