Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Mollusca
Sistema Excretor: Os moluscos apresentam metanefrídios: um tubo (ou conjunto de tubos) responsável pela excreção de substâncias. Os moluscos terrestres excretam ureia e os moluscos aquáticos excretam amônia.
apresentam simetria bilateral; são triblásticos (apresentam três folhetos embrionários); são celomados (possuem uma cavidade corporal revestida por mesoderme e denominada de celoma);
Os moluscos apresentam um corpo formado por três partes principais: Pé muscular: como o próprio nome indica, é uma estrutura muscular que auxilia o animal em sua locomoção. Massa visceral: é a região do corpo do animal onde está a maioria dos seus órgãos internos.
rádula
Resposta. As penas são estruturas epidérmicas encontradas atualmente apenas em aves e que estão relacionadas principalmente com o voo.
01 A rádula é ausente nos bivalves porque estes são animais que se alimentam de organismos planctônicos, filtrando a água pelas brânquias. ... 03 A Os moluscos são animais triblásticos, celomados e de simetria bilateral; possuem corpo viscoso, não segmen- tado, geralmente envolvido por uma concha calcária.
Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce. Não apresentam cabeça, mas possuem boca. Os bivalves são chamados de animais filtradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias.
As ostras podem ser encontradas em todos os mares do mundo, menos em águas muito frias e/ou poluídas. No início, estes moluscos vivem soltos nas águas e na areia e com o passar do tempo fixam-se nas rochas.
Nove dos 10 municípios com maior produção de ostras no Brasil estão em Santa Catarina. Santa Catarina continua sendo o maior produtor de ostras do Brasil, conforme dados anunciados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE, com 98,1% da produção brasileira.
A ostra (Crassostrea gigas) se alimenta dos plânctons que vivem à deriva no mar, e faz isso sugando e filtrando a água. “Além do próprio alimento, ela absorve outros compostos químicos e orgânicos que estão na água que ser morta ou se infectar com esses vírus, bactérias e protozoários.
As ostras têm um corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As brânquias filtram o plâncton da água. ... Sua forma depende do formato do invasor e sua cor varia de acordo com a saúde da ostra.
Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. As pérolas das ostras são resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. Ou seja, as pérolas são produto da dor. Na parte interna da concha há uma substância lustrosa chamada nácar.
Segundo o jornal Corriere del Mezzogiorno, cada pérola pode valer cerca de R$ 5 mil (dois mil euros). Os valores são variáveis, a partir de R$ 1 mil. Cores e tamanhos são levados em conta na hora da compra e venda das pérolas.
Ostras vivas pode ser coberta com uma toalha úmida e colocar em gelo, armazenálos na geladeira por não mais do que 5 dias. Você pode manter as ostras retiradas das conchas na geladeira em qualquer recipiente com líquido e não mais de um dia.
Maneiras para armazenar ostras Ostras frescas vivas na concha fechada devem ser mantidas na geladeira, dentro de uma bacia sem tampa com panos ou papéis toalha umedecidos por cima. ... Se as ostras já foram cozidas irão durar um pouquinho mais na geladeira, até quatro dias. Guarde em recipiente hermético.
Há quem prefira mastigar o corpo do molusco e há quem o engula inteiro — nenhum jeito é preferível ao outro, mas diz-se que mastigar a ostra faz com que ela libere mais sabor. Não tenha medo de levar a concha à boca — isso não fere a etiqueta.
– As ostras vivas podem ser guardadas em frizer ou câmara fria o tempo que aprouver sem grandes perdas de qualidade. – As ostras abertas cozidas em fogo brando, no próprio líquido, durante quinze minutos, colocadas num recipiente em lugar fresco conservam-se bem durante três a quatro dias.
Para congelar, retirar a ostra da concha e conservar junto com seu próprio licor. Deixar meio centímetro de espaço com o ar em recipiente fechado e congelado em temperatura de -18ºC. Manter congelado até o uso e nunca recongelar.
Se forem utilizados em até 2 dias guarde-os na geladeira. Caso contrário, enrole-o firmemente em plástico, papel alumínio ou papel à prova de umidade e armazene no congelador.
SIRIS, CARANGUEJOS E CONCHAS (ostra, vôngole, sururu, mexilhão, lambreta): Precisam ser lavados, escaldados em água fervente com sal e resfriados rapidamente para, então, serem congelados e preservarem a qualidade. Preferencialmente, devem ser desfiados ou desconchados antes do congelamento.