Hobbes destaca o conflito inerente à natureza humana e explica que essa tensão seria apenas controlada por meio de um contrato entre as pessoas, permitindo assim o surgimento do Estado e a convivência em sociedade. Já para Locke e Rousseau, o estado de natureza se diferenciava do estado de guerra hobbesiano.
O conceito de Estado de Natureza é uma abstração teórica que se refere a um "momento" em que os seres humanos organizavam-se apenas sob as leis da natureza. É um momento anterior ao surgimento de qualquer tipo de organização social e do Estado Civil.
Primeiramente há necessidade de conceituar o termo Estado de Natureza. Este pode ser entendido como a ausência de sociedade, é anterior a sociedade civil. ... Segundo Hobbes, não seria possível a sobrevivência da humanidade sem a existência de regras, por esta razão surge a sociedade civil.
Resposta. O direito natural do ser humano se baseia no estado natural dele, e esse estado é totalmente egoísta e egocêntrico, porque busca unicamente a satisfação própria (lembrando que Hobbes considera a natureza do homem uma coisa ruim).