A amnésia refere a perda de memória parcial ou completa. Tornar-se esquecido é comum e normal como idades de uma pessoa, contudo, quando a perda de memória começa a interferir com as actividades da vida diária, precisa de ser avaliado por um médico para ser um sinal de uma doença mais profunda.
Na realidade: a amnésia geralmente tem causas menos deslumbrantes, como uma infecção cerebral, alcoolismo, um acidente vascular cerebral, drogas, um tumor cerebral ou uma lesão devido a uma cirurgia no cérebro. O trauma psicológico ocasionalmente provoca a amnésia - um quadro chamado amnésia dissociativa.
A forma correta de escrita da palavra é amnésia, sem a vogal i entre as consoantes m e n. A palavra aminésia está errada. O substantivo feminino amnésia se refere a uma diminuição ou perda total ou parcial da memória, que pode ser temporária ou definitiva.
3) Quais são os sintomas
A amnésia pode ser qualificada em dois tipos:
A perda de memória geralmente dura de 1 a 8 horas, mas pode durar de 30 minutos até 24 horas (raramente). A maioria das pessoas com amnésia global transitória tem apenas um episódio na vida, a não ser que a causa seja convulsões ou enxaquecas.
Tratamento da amnésia
“Pequenos lapsos de memória são extremamente comuns desde a infância até a fase senil e nem sempre é doença. Na maioria das vezes, nosso cérebro, num processo de escolha das memórias mais necessárias, acaba excluindo aquelas que não são ou as deixando menos acessíveis.
O método o mais importante do diagnóstico inclui testes psicométricos ou testes cognitivos. Há as ferramentas numerosas que são podem ser usadas para diagnosticar a amnésia. Estes envolvem séries de questionários especiais e/ou de testes verbais, audiovisuais ou visuais para detectar a extensão da perda de memória.
As pessoas que têm consciência sobre a perda de memória podem não apresentar demência. Os médicos podem identificar a causa com base em resultados de exame, exames de diagnóstico por imagem (como RM ou TC) e outros testes, incluindo testes formais do funcionamento mental.
As causas mais frequentes são: trauma de crânio, epilepsia, intoxicações, isquemias cerebrais, enxaqueca, febre, hipoglicemia e psicogênica. No trauma de crânio a amnésia pode ter duração de poucos minutos até vários dias, depende da intensidade do trauma.
Medicação, relaxamento, ioga e até exercícios físicos podem auxiliar no tratamento de quem perde a memória por causa de estresse.
Primeiro, ela almoça. Depois, induz a si mesma a um estado de transe, orientando a própria mente a relaxar e dormir de maneira revigorante....
Amnésia Anterógrada: o indivíduo se lembra perfeitamente das ocorrências a longo prazo, porém não se recorda dos acontecimentos recentes. Normalmente ocorre por traumas cerebrais. Amnésia Retrógrada: o indivíduo se recorda somente dos fatos ocorridos depois do trauma sofrido, esquecendo-se dos fatos passados.
Que se movimenta ou que se estende para a frente.
Para a neurociência, trata-se de toda informação que pode ser armazenada nos circuitos neurais e que tem influência no funcionamento do cérebro depois de ter sido “fixada” na mente. ... “Para que consigamos melhorar a memória, é necessário estimular o cérebro como um todo, de maneira integrada e harmoniosa.
O primeiro tipo é a memória declarativa, através da qual se retém na mente a idéia de saber que algo aconteceu; o segundo é a memória de procedimentos ou não-declarativa, que conserva a noção de como se deu este evento.
hipocampo
O hipocampo é uma estrutura do cérebro encaixada profundamente no lóbulo temporal de cada córtice cerebral. É uma parte importante do sistema límbico, de uma região cortical que regule a motivação, emoção, aprendendo, e de memória.
Enquanto a memória sensorial é conhecida por ser acionada automaticamente, a memória de curta duração leva um certo tempo para voltar à consciência. Isso porque ela se refere aos acontecimentos banais do dia a dia, como escovar os dentes e tomar banho, e são descartadas caso não se tornem lembranças significativas.
“A única maneira de distinguir uma memória verdadeira de uma falsa é ver como e quando a memória foi lembrada pela primeira vez — e mesmo isso não pode lhe dizer com certeza se algo é verdadeiro, falso ou mentira. Mas é uma abordagem muito melhor do que apenas usar seu pressentimento para decidir.”Apr. 9, 2020