Dormir de costas (posição supina) a partir de 28 semana de gravidez aumentou o risco de morte do bebê em 2,6 vezes. A posição supina no fim da gravidez está associada à redução do fluxo sanguíneo para o útero, por isso o melhor é ficar de lado.
É normal a gestante só comece a sentir os movimentos por volta da 20ª semana de gestação. Conforme Dr. Nardozza, em alguns casos, o bebê mexe pouco. Em outros, acontece exatamente o contrário: o bebê mexe muito.
Na 29ª semana de gravidez o bebé mede entre 39 e 40 centímetros da cabeça aos pés e pesa cerca de 1.
Prematuros de 29 a 32 semanas Sobrevivência: a taxa de sobrevivência é entre 90% e 95%. Prognóstico: cerca de 60% a 70% desenvolvem normalmente, sem quaisquer problemas graves.
O bebê prematuro extremo nasce com menos de 30 semanas de gestação. Quando esse tipo de parto acontece, esse bebê vai precisar de muitos cuidados. Será necessário que ele fique um tempo na UTI neonatal e na incubadora. Vai precisar tomar banho de luz para melhorar a icterícia (cor amarelada da pele).
“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
Paralisia cerebral. Problemas respiratórios. Problemas visuais, incluindo a retinopatia da prematuridade. Perda de audição.
Peso: entre 750 e 1.
De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, o bebê é considerado prematuro quando nasce com menos de 37 semanas. Segundo Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, bebês que nascem com 36 semanas e 6 dias já são considerados prematuros.
Bebês prematuros não podem receber visitas de parentes por, pelo menos, um mês.
Os principais cuidados em casa
Pois bem, os bebês costumam perder até 10% do peso em função da eliminação de líquidos, principalmente água, até o sexto dia. O peso do nascimento retorna entre o 10o e o 12o dia, explica a neonatologista Vera Fidelman Ramalho Valverde, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.
Já o leite materno tem maior teor de gorduras. Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.