Assim, o uso de “tinha chego” é considerado inadequado em um contexto formal, ou seja, o certo é “chegado”. O verbo “chegar” possui apenas particípio regular.
Sem dúvida, Luana: o correto é “chegado”, o único particípio do verbo chegar que a norma culta admite no Brasil e em Portugal.
Chego é apenas uma forma do verbo chegar conjugado no presente do indicativo: eu chego. O seu uso como particípio está errado. O verbo chegar não é um verbo abundante, não admitindo duas formas equivalentes do particípio (o regular e o irregular). Apenas aceita um particípio regular: chegado.
E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Significado de Chegado adjetivo Próximo, contíguo. Dado, propenso. Antôn (acepção 1): afastado. Etimologia (origem da palavra chegado).
Chegando vem do verbo chegar. O mesmo que: aparecendo, bastando, comparecendo, satisfazendo, acontecendo, ocorrendo, ascendendo, alcançando, regressando.
chegada substantivo, feminino (plural: chegadas f)
Quando o “que” for pronome relativo, aparecerá após o substantivo substituído por ele e poderá ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais. Ex. Achei muito bela a garota que você me apresentou.