A classificação Qualis Livros se dá em quatro estratos, de L1 a L4, sendo os estratos superiores, L3 e L4, reservados para as obras de maior relevância no desenvolvimento científico da área e na formação de mestres e doutores.
O que significa ser “Qualis B-4”? ... O “Qualis-Periódicos”[2] é um sistema usado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para classificar qualidade dos artigos e dos periódicos científicos, a partir de artigos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação.
Os livros publicados pela Pimenta Cultural partem do estrato mínimo L3, devido às notas atribuídas a cada critério para enquadramento de cada obra no respectivo estrato de classificação Qualis Livros. ... Os estratos atribuídos às obras são: L1 (elevada qualidade), L2, L3, L4, L5 (menor qualidade) e LNC.
Classificação e Avaliação de livros - CAPES Para atingir a Classificação do Qualis Livros, o autor ou organizador da obra deve estar atento a todas as exigências do Instrumento de Avaliação e verificar todos os Requisitos Exigidos da área de interesse.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
Toda a classificação se dá através de uma minuciosa análise de cada um dos fatores com as descrições dos trechos e cenas onde são afetados.
A Classificação Indicativa é realizada por analistas de áreas como Psicologia, Direito, Comunicação Social e Pedagogia. A avaliação de conteúdo é feita em três etapas: análise de cenas de sexo, drogas e violência; identificação de temas e da idade para a qual a programação não é recomendada.
Características
Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias: