É o tipo mais comum, sendo que a principal é a anemia ferropriva, por falta de ferro. Ela ocorre como resultado de alimentação inadequada, má absorção do nutriente ou perda crônica de sangue em decorrência de hemorragias por via gastrointestinal ou menstruação abundante.
anemia normocítica: hemácias com tamanho normais. Esse tipo acontece quando há perda sanguínea repentina, em acidentes ou cirurgias, por exemplo, mas pode ocorrer também em casos de carência crônica de ferro; anemia microcítica: os glóbulos vermelhos têm dimensões menores do que o normal.
Algumas das principais causas de anemia incluem:
Como interpretar o hemograma corretamente. Diagnóstico de anemia: Caracterizada por hemoglobina < 13,5 g/dL e/ou hematócrito < 41 % em homens, e hemoglobina < 12,0 g/dL e/ou hematócrito < 36% em mulheres. Volume Corpuscular Médio (VCM): Considera-se normal de 80-100 fL.
Exames
História e exame clínico....Os sintomas e sinais a serem avaliados são:
O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.
Outros sinais que podem indicar câncer de pele Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira; Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; Verruga que cresce.
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas....Os principais sintomas do câncer de pele são:
A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho (geralmente maior que 6 mm).
O diagnóstico definitivo do câncer de pele é por meio da biópsia. Por outro lado, ficar atento as alterações na pele é imperativo para um diagnóstico precoce da doença. Em seus cuidados pessoais, observe o surgimento de novas manchas ou lesões e ainda mudanças em manchas já existentes.
A seguir, a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.
Outra opção de tratamento para o câncer de pele do tipo melanoma que pode ser indicado pelo médico é o uso de medicamentos, como Vemurafenib, Nivolumabe ou Ipilimumab, que ajudam a fortalecer o sistema imune para que seja capaz de eliminar mais células cancerígenas.
Diferentes tipos de cirurgia podem ser usados no tratamento do câncer de células basais: