Significa algo semelhante ao que chamamos de “ao ponto”, ou seja, um estágio intermediário de cozimento – nem muito duro nem muito macio. É empregada tanto para massas quanto para outros alimentos, como arroz e legumes.
O ponto al dente é quando a massa já está cozida, levemente macia, mas apresenta uma certa resistência quando é mordida. Isso não significa que ela esteja dura! Além disso, cada tipo de massa precisa de um tempo diferente para chegar ao ponto.
Em gastronomia denomina-se al dente ao estado de cozimento da massa (e ocasionalmente do arroz) que, estando cozida, oferece alguma resistência (firmeza) ao ser mordida. A massa fica firme mas não dura. A denominação prove/provem do italiano, no que a expressão significa precisamente ao dente.
Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.
5 minutos
O jeito certo é colocar o macarrão na água fervente e mexer de vez em quando para que ele fique soltinho, bem cozido e possa absorver o sabor do molho depois. Não coloque água fria depois de o macarrão estar cozido: muitas pessoas colocam água fria para parar o cozimento do macarrão, mas isso é muito errado.
Lavar o macarrão com água fria após o cozimento impede que ele fique mole demais. Ao lavar o macarrão com água fria, você estará removendo todo o amido presente nele e isso pode alterar a sua textura. Agora, se você estiver preparando um prato frio, como salada de macarrão, essa prática está liberada!
Escorrer e lavar o macarrão em água corrente é errado porque tira o amido. Se for servir frio ou for adicionar o molho mais tarde, então adicione um fio de azeite para evitar que a massa grude.
O famoso ponto al dente é quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Por isso, experimente antes: pegue uma massa e corte-a, e se ainda estiver “branca” no meio, espere mais um tempinho. Quando estiver cozido por dentro, desligue o fogo antes que fique totalmente macio e escorra a água.
Ao colocar o macarrão em uma panela com pouca água, ela irá demorar mais tempo para voltar a ferver, logo, o macarrão ficará mais tempo em água não-fervente, o que a deixará grudenta. Além disso, com pouca água, você terá mais amido do macarrão na água, o que também ajudará para que ela fique grudenta.
Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.
Como fazer
Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes - assim fica mais fácil para abrir.
Como preparar mistura para concreto?
Como fazer Argamassa Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.
1:2:9 – Uma lata de cimento, duas de cal e nove de areia (é a medida mais utilizada para se fazer massa de alvenaria com cal); 1:0,5:6 – uma lata de cimento, meia de cal e seis de areia (esse traço de argamassa é mais resistente e mais barato do que o primeiro. Ele vai gerar mais economia para sua obra).
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
Fazer uma mistura com a seguinte proporção: 1 parte de cimento, 2 partes de areia media, 2 partes de brita. Exemplo: 10 latas de cimento, 20 latas de areia media, 20 latas de brita 1 lata de pigmento Pó Xadrez®.
Basta multiplicar a área da parede pela quantidade gasta por metro quadrado do tipo de tijolo. Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada.
Para fazê-la, é preciso colocar a areia na masseira, e então misturar o cimento. Os ingredientes devem ser unidos primeiro sem a água. Se o responsável pela obra indicar, é possível acrescentar o cal nas proporções adequadas à construção. Assim que tudo estiver bem misturado, é preciso acrescentar a água.
A areia entra na mistura para evitar que isso aconteça. .Ela é um material inerte, ou seja, não é capaz de reagir quimicamente. Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.
argamassas de rebocos internos e externos. Aditivos incorporadores de ar não devem ser adicionados à mistura seca da argamassa. Introduza o produto juntamente com a água de amassamento, preferencialmente no final da mistura. ... Acrescente o líquido (aditivo plastificante quartzolit + água) na mistura de cimento e areia.
A aplicação do reboco ocorre após a instalação das portas e janelas da obra. O preparo envolve cimento, cal hidratada e areia fina (traço de 1:2:6). É necessário umedecer a superfície que receberá uma camada muito fina da argamassa (5 ou 6 mm de espessura).
Pode ser feita com traço 1:5 (1 lata de cimento para 5 latas de areia média) e tem aplicação com rendimento de cerca de 5 m², para uma espessura média de até 1 cm.
Reboco para paredes O consumo médio está entre 16 kg e 20 kg/m2/cm de espessura. Para uma parede de 12 m2, com espessura de 2 cm, o consumo de argamassa será: 16 kg x 12 m2 x 2 cm = 192 kg. Aos valores apontados sempre devem ser adicionados 5% de margem de sobra de argamassa, quando esta for industrializada.
Resposta de Leonel Levando em conta o traço de 1:1:9 e a espessura de 2 cm ou 0,002, esta espessura e adequada para ambos ambientes externo e interno. sendo o peso especifico da areia fina 1500 Kg/m³. Através dos parâmetros estabelecidos temos: 40 m² por m³ de areia fina.
Fazendo um cálculo simples chegaremos a aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.