"Gira em torno de um ano o tempo total do cultivo. Mas isso vai variar de acordo com características da água, tempo de recria, tamanho final pra abate", explica o engenheiro de pesca Vinícius Pedroti.
A engorda de tambaqui pode ser realizada de diferentes maneiras, e isso está diretamente ligado à qualidade da água, à vazão e ao espaço disponível. Cada peixe deve ter um espaço de 1 m² no viveiro natural escavado, considerando o desenvolvimento saudável e a adoção de uma estratégia alimentar semintensiva.
Confira as vantagens de cada uma!
Crescimento dos peixes: 6 cuidados que você precisa observar
A faixa salarial do Criador de Peixes fica entre R$ 1.
E para dar início aos negócios de criação de peixes, primeiro, é preciso analisar o mercado e descobrir para quem vender e assim planejar o que criar, ou seja, as espécies de peixes que serão cultivados, em que quantidade, qual o preço e quais as técnicas utilizadas.
PAPERPLAST
A Preparação do Viveiro com Lona para Tanque Escavado O tanque deverá ter fundo com declive – 1 metro na parte rasa e até 2 metros na parte profunda, permitindo completo escoamento do viveiro. O fundo deve ser regular para evitar formação de poças.
Misture a água com a argila no fundo da área do tanque. Esmague o local com o disco, então passe o trator por cima de todo o tanque até que o solo esteja bem compactado.
Um método bastante comum, de acordo com Burkert, é a aplicação de solo-cimento sobre o fundo do tanque. As misturas variam de três a 11 partes de solo para uma de cimento. Depois do procedimento, o produtor deve fazer a mistura com água e aplicar no fundo do tanque.
Camadas de esterco (principalmente bovino) devem ser feitas e depois cobertas pela água. A utilização de revestimentos também é outra técnica muito usada. É comum que uma aplicação de solo-cimento seja feita no fundo tanque. Outra sugestão é o uso de sacos com essa mistura também dispostos no fundo tanque.
Uma forma de proteger os tanques contra invasão de pessoas e, ou, de animais predadores é por meio do isolamento da área, utilizando-se cerca elétrica.
Para evitar ou diminuir o ataque dos predadores, muitos produtores instalam cercas elétricas ao redor dos tanques de criação de peixes. Outra solução é contar com cachorros próximos aos viveiros, para inibir e afugentar os invasores.
Usar alguns artefatos de cerâmica ou gesso, como os Gaviões e Corujas nos lugares estratégicos em volta do lago ornamental, é ótima alternativa para afugentar as aves predadoras.
Com base nisto, após pesquisas para solucionar tais necessidades deduz-se que a maneira correta para o controle da superpopulação de tilápias em pequeno açude é a reversão sexual, ou seja, “muda de sexo forçada” que tem por finalidade a diminuição de fêmeas.